A impressão ecologicamente responsável fortalece as estratégias de sustentabilidade

A corresponsabilidade pela proteção do meio ambiente e dos recursos naturais é uma prática que se posiciona cada vez mais como elemento diferenciador nas empresas que buscam a transformação para impulsionar o desenvolvimento humano de forma eficiente, tendo em vista o futuro das próximas gerações.

De acordo com a Iniciativa da Yale sobre Financiamento Sustentável (YISF), o montante de investimento em aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou 25 vezes de 1995 a 2020. Embora isto não signifique um presente marcante, indica um padrão de continuação sustentada de uma tendência positiva. Isto significa que não é mais uma categoria marginal, mas uma perspectiva de crescimento dentro dos fundos de investimento tradicionais para realizar a Agenda 2030 nos próximos anos.

Isto não só ajuda o planeta, mas também estimula as empresas a gerar uma maior capacidade de adaptação que favorece seu desempenho financeiro, já que as partes interessadas agora exigem que as empresas vão além dos produtos e serviços que oferecem.

A sustentabilidade exige a atenção de todos os atores envolvidos nas cadeias produtivas globais com o compromisso de alcançar a transformação através da inovação de bens e serviços. A Xerox está implementando uma estratégia focada em se tornar uma aliada para os clientes e contribuir para o cumprimento de suas metas sustentáveis.

Impressão ecologicamente responsável

A maioria das iniciativas requer impressão em algum momento e para a Xerox é importante compartilhar todas as alternativas disponíveis de uma maneira eficiente, considerando o consumo de papel e a eletricidade investida. Assim, as estratégias podem ser projetadas para reduzir os custos, melhorar a produtividade e reduzir o impacto ambiental, minimizando o desperdício.

Para ajudar a tecnologia a trabalhar com essa eficiência, é importante treinar os funcionários no uso responsável dos recursos através de práticas ecologicamente corretas, como o uso de impressão frente e verso para usar menos papel, reduzindo a impressão desnecessária e aprendendo sobre os avanços técnicos para usar os recursos mais econômicos.

“A inovação nos permite estabelecer metas comuns para proteger o meio ambiente, bem como a saúde e a segurança de nossos funcionários. Desta forma, mantemos altos padrões de qualidade e eficiência a fim de continuar oferecendo soluções sustentáveis que não limitem a criatividade nos projetos exigidos pelo crescimento dos clientes em todos os nichos do mercado global”, disse Alejandro Jalife, Gerente Geral da Xerox Mexicana.

Com o compromisso da Xerox com a sustentabilidade, é possível fazer uma impressão verde que reduz a pegada de carbono enquanto aumenta a produtividade”. Aqui estão 4 dicas práticas para fazer a mudança sustentável acontecer automaticamente:

  • Entender o impacto ambiental

Uma vez identificado o problema, é necessário implementar um sistema de gestão ambiental que utilize produtos mais eficientes em termos energéticos e toners não tóxicos à base de plantas.

  • Tecnologia eficiente de fluxo de trabalho

O desperdício pode ser reduzido em até 30% para poupar espaço e recursos. O software FreeFlow da Xerox automatiza os processos manuais enquanto gerencia toda a impressão sob demanda em uma gráfica baseada na web.

  • Melhores práticas de prevenção e gerenciamento do desperdício

Oferecer amostras digitais aos clientes para reduzir o uso de papel. Isto acelera e economiza nos custos de transporte e comunicação. Conheça a origem do papel que você usa, pois há papel ecológico e papel que pode ser reciclado. Também os cartuchos de toner e recipientes de toner podem ser reciclados para reduzir o resíduo perigoso.

  • Rede responsável de trabalho

Procure trabalhar com fornecedores que se preocupam com o meio ambiente perguntando quais são suas ações para reduzir o impacto ambiental. Também busque melhorar os procedimentos internos que automatizam a produção e utilizam equipamento projetado com tecnologia de recondicionamento ou reciclagem, como os dispositivos Xerox desenhados para este fim.

Sobre a Xerox Holdings Corporation 

Há mais de 100 anos, a Xerox vem redefinindo continuamente a experiência no local de trabalho. Nossa posição de liderança em tecnologia de impressão de escritório e de produção permitiu nos expandir em software e serviços para potencializar de forma sustentável a força de trabalho de hoje. De ambientes corporativos a industriais, nossas soluções comerciais e serviços financeiros diferenciados são projetados para melhorar o trabalho diário dos clientes, independentemente de onde ocorra esse trabalho. Hoje, os cientistas e engenheiros da Xerox continuam nosso legado de inovação com tecnologias disruptivas na transformação digital, realidade aumentada, automação de processos robóticos, fabricação aditiva, a Internet Industrial das Coisas, e tecnologias limpas. Saiba mais no Web site xerox.com.

-XXX-

Contato com a mídia:

Joel Hernández, Porter Novelli, 00 + 52 + 55 4350 1567, joel.hernandez@porternovelli.mx

Nota: Para receber feeds de notícias RSS, visite https://www.news.xerox.com
Para comentários abertos, insights e opiniões do setor, visite Para comentários abertos, perspectivas e opiniões do setor, visite https://twitter.com/xeroxbrasil, https://twitter.com/xeroxbrasil

Xerox® é uma marca registrada da Xerox Corporation nos Estados Unidos da América e/ou em outros países.