A chegada iminente da Pharma 4.0: o caso da Xerox

A indústria farmacêutica enfrenta um grande desafio: migrar seu sistema de documentação física para o digital. Um processo verdadeiramente complexo devido ao grande número de arquivos e às informações sensíveis contidas em cada documento. Daí o conceito da Pharma 4.0, que é definido como a aceleração dos fluxos de trabalho através da automação da gestão de documentos e do monitoramento em tempo real de todo o ciclo de vida desde a cadeia de fornecimento até o consumidor final.

De fato, estima-se que os gastos dos fabricantes farmacêuticos com análise de dados cresçam 27% e atinjam 1,2 bilhão de dólares até 2030, de acordo com a pesquisa da ABI Research publicada em 2021.[1]

Em todo o mundo, algumas instituições governamentais como a Comissão Federal de Proteção contra Riscos à Saúde do México (COFEPRIS), atualizaram suas exigências e solicitaram que todos os documentos fossem entregues em formato digital para otimizar os processos e garantir a segurança de seus colaboradores.

A Xerox e uma empresa farmacêutica global compreenderam perfeitamente estas necessidades, digitalizando mais de 1,5 milhão de imagens de formulários manuscritos diariamente durante seis meses.

Como resultado deste esforço, um gabinete de arquivamento físico que ocupava cerca de 36 metros quadrados de documentação manuscrita foi transformado em um repositório completamente virtual e seguro, além da nomenclatura de cada categoria para organizar e ter acesso às informações desejadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

“Através dos importantes avanços tecnológicos que a Xerox traz para seus clientes, a nova cadeia de trabalho, otimizada para esta empresa, envolve apenas uma avaliação e revisão das regras, contratos e procedimentos de cada fábrica, a digitalização de todos os documentos graças às soluções Xerox, o armazenamento automático e preciso de documentos em um repositório em nuvem e disponibilidade de documentos 24 horas por dia”, explica Alfredo Lopez, Coordenador de Contas Diretas da Xerox Mexicana.

O especialista acrescenta que esses processos costumavam demorar muito mais; exigiam mais recursos, tanto humanos quanto materiais; representavam um maior investimento para as empresas deste setor e não satisfaziam todas as exigências dos diferentes órgãos reguladores.

Para os laboratórios farmacêuticos, a digitalização e a automação de processos tomaram um caminho crucial para a indústria atual. “Uma vez digitalizadas as operações, vemos benefícios com o aumento da qualidade do produto e redução dos custos de conformidade regulamentar estabelecidos por cada instituição governamental”, disse a empresa farmacêutica com presença estratégica em todo o mundo. “Esta colaboração representa não apenas um avanço imediato, mas a porta de entrada necessária para uma verdadeira Pharma 4.0, onde todos os processos são sem papel e os operadores usam ferramentas digitais de colaboração, análise de dados e soluções de realidade aumentada (AR) para poder tomar decisões e fazer ajustes em tempo real”, acrescentou López.

Esses projetos refletem os avanços exigidos pela indústria farmacêutica da próxima geração. De acordo com o relatório da ABI Research, o setor gastará 4,5 bilhões de dólares para se transformar digitalmente até 2030. A chegada iminente da Pharma 4.0 integrará uma enxurrada de tecnologias disruptivas e empolgantes como IoT, Big Data, impressão 3D, realidade aumentada, simulações, robótica e inteligência artificial.

Sobre a Xerox Holdings Corporation

Por mais de 100 anos, a Xerox tem redefinido continuamente a experiência no local de trabalho. Aproveitando nossa posição de liderança em tecnologia de impressão de escritório e produção, nos expandimos para software e serviços a fim de potencializar a força sustentável de trabalho atual. Do escritório ao ambiente industrial, nossas soluções comerciais e serviços financeiros diferenciados são projetados para tornar cada dia melhor o trabalho dos clientes – sem importar onde esse trabalho esteja sendo feito. Hoje, os cientistas e engenheiros da Xerox continuam nosso legado de inovação com tecnologias disruptivas na transformação digital, realidade aumentada, automação de processos robóticos, manufatura aditiva, Industrial Internet of Things e cleantech. Saiba mais no Web site xerox.com.

-XXX-

Contato com a mídia:

Joel Hernández, Porter Novelli, 00 + 52 + 55 4350 1567, joel.hernandez@porternovelli.mx

Nota: Para receber feeds RSS de notícias, visite https://www.news.xerox.com
Para comentários abertos, percepções e opiniões do setor, visite facebook.com/xeroxdobrasil , https://twitter.com/xeroxbrasil

Xerox® é uma marca registrada da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.

 

[1] Industry 4.0 in the Pharmaceutical Industry, ABI Research, https://www.abiresearch.com/market-research/product/7778999-industry-40-in-the-pharmaceutical-industry/?utm_source=Cision&%3butm_medium=email