A impressão a jato de tinta será a líder na impressão de livros

Graças a seus benefícios da otimização de custos, tiragens curtas e velocidade de impressão, a impressão a jato de tinta está ganhando mais relevância entre os impressores, especialmente para a impressão de livros na América Latina, pois a maioria dos fornecedores em todos os países possuem impressoras com esta tecnologia.

Estas foram algumas das conclusões da última conferência organizada pela Associação Peruana de Meios de Impressão, AGUDI, onde Karina Liste, gerente da cadeia de suprimentos da Pearson LATAM, enfatizou que a impressão a jato de tinta é a alternativa mais adotada na criação de materiais educacionais impressos.

Para abrir a conversa, Ezequiel Bardas, presidente e CEO da Xerox Mexicana e diretor de estratégia de artes gráficas da LATAM, destacou as oportunidades que surgem em tempos de crise, citando os prejuízos econômicos causados pela crise global de saúde que começou no início de 2020, um ano em que os trabalhos de impressão não tiveram grande demanda e mesmo assim houve crescimento na adoção da tecnologia de impressão a jato de tinta.

Eduardo Reina, gerente de produtos de Comunicação Gráfica de Alta Produção da Xerox LATAM, disse que estão observando um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, na tendência da impressão digital. De acordo com informações da Info Trends, as aplicações que mais têm crescido são as publicações promocionais e editoriais.

“Os produtos com maior crescimento são os livros, porque há uma oportunidade para as páginas impressas, para as quais é projetada uma maior taxa de crescimento. Nos livros, o modelo de negócios mudou; hoje os livros são vendidos primeiro e depois impressos, este crescimento acontece também graças à tecnologia Inkjet utilizada nestes processos e seus benefícios como qualidade, rapidez de entrega e redução de custos”, disse Eduardo Reina.

Com mais de 20 anos de experiência na Pearson Publishing, Karina Liste, gerente da cadeia de suprimentos da Pearson LATAM, explicou que em sua busca por fornecedores de impressão ela percebeu que a tecnologia offset não era suficiente para os novos desafios impostos pela indústria e começou a perceber que a impressão a jato de tinta teria um lugar preponderante.

De acordo com Karina Liste, espera-se que a participação da impressão a jato de tinta ultrapasse amplamente a tecnologia offset nos próximos anos.

Entre os benefícios trazidos para a editora pelo uso da impressão a jato de tinta, Liste explica que eles já mudaram 50% da impressão sob demanda para esta tecnologia, têm sido mais assertivos ao comprar e reduziram a obsolescência, o que lhes permitiu otimizar os materiais e reduzir as perdas.

A editora aposta na impressão a jato de tinta na América Latina, exceto em casos específicos onde a tecnologia offset é justificada, pois ela otimiza os custos nos armazéns, melhora os prazos de entrega, oferece flexibilidade em pequenas tiragens e permite entregar em menos tempo.

Sobre a Xerox

Sobre a Xerox Holdings Corporation

Por mais de 100 anos, a Xerox tem redefinido continuamente a experiência no local de trabalho. Aproveitando nossa posição de liderança em tecnologia de impressão de escritório e produção, nos expandimos para software e serviços a fim de potencializar a força sustentável de trabalho atual. Do escritório ao ambiente industrial, nossas soluções comerciais e serviços financeiros diferenciados são projetados para tornar cada dia melhor o trabalho dos clientes – sem importar onde esse trabalho esteja sendo feito. Hoje, os cientistas e engenheiros da Xerox continuam nosso legado de inovação com tecnologias disruptivas na transformação digital, realidade aumentada, automação de processos robóticos, manufatura aditiva, Industrial Internet of Things e cleantech. Saiba mais no Web site xerox.com.

 

-XXX-

 

Contato com a mídia:

Joel Hernández, Porter Novelli, 00 + 52 + 55 4350 1567, joel.hernandez@porternovelli.mx

 

Nota: Para receber feeds RSS de notícias, visite https://www.news.xerox.com
Para comentários abertos, percepções e opiniões do setor, visite facebook.com/xeroxdobrasil , https://twitter.com/xeroxbrasil

 

Xerox® é uma marca registrada da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.