Mercado de fotografia e álbuns de formaturas aposta em equipamentos Xerox para aumentar a produtividade e lucrar mais
Com atuação no mercado de produção de álbuns de formaturas, a PHD Formatura esteve no Centro de Soluções Xerox, em Barueri, São Paulo, conhecendo o portfólio de equipamentos da Xerox voltados para impressão digital no segmento de fotografia. O gerente de produção da PHD Formatura, Hugo Barros, contou que a impressora digital Xerox X-1000 potencializou o crescimento da empresa, que atua há oito anos nesse mercado, e hoje está presente em vários estados.
Há quatro anos, quando adquiriu a primeira X-1000 da Xerox, a PHD Formatura conseguiu inovar, oferecendo no mercado de formaturas o álbum impresso frente e verso. Para Barros, a agilidade de produção da X-1000 foi um grande diferencial para o negócio da empresa, que tem foco no segmento fotográfico.
“No processo tradicional, a produção levava em média uma semana, e com a X-1000 conseguimos reduzir este tempo a um dia. Eles também ficaram com a qualidade e apresentação final muito mais nobres, outra vantagem em relação ao processo anterior”, afirmou Barros.
Com a expansão dos negócios e o aquecimento do segmento de formaturas de ensino superior e médio, a PHD investiu em outra X-1000, equipamento que gera uma economia de 50% quando comparada à produção de fotografias no processo tradicional. “A capacidade de produção de uma impressora X-1000 corresponde a quatro minilabs de produção tradicional”, explicou Jander Ledres, gerente de Canais da Xerox para a divisão de fotografias.
Segundo o gerente da PHD Formatura, a média de produção mensal da empresa é de 400 mil fotos em A3, o equivalente a 800 mil fotos em A4. Desses, 80% dos álbuns são produzidos nos formatos 30×40, e 20% no formato 24×30. No Centro de Soluções da Xerox, Hugo testou a iGen, equipamento de produção digital também voltado para a indústria gráfica, cujo custo para impressão de fotografias é excelente, gerando mais economia e agilidade ao processo de produção atual.
“O mercado de fotografia e produção de álbuns para formaturas tem crescido nesses últimos anos, e a tendência é expandir mais, pois acompanha o aumento do número de alunos que ingressam a cada ano nas universidades. A inovação em produtos, como calendários, canudos de formaturas, revistas, capa dura, além de Kit Box, também possibilita ampliar as formas de lucrar”, afirma Hugo.