Xerox inova e lança tinta Inkjet para papel revestido

Rapidez e qualidade de impressão garantidas com a nova Fusion Ink, da Xerox.

Imprimir com tinta à base d’água em papéis revestidos, sem pré-tratamento, em papéis convencionais como o couchê offset, é um desafio para o mercado editorial e de impressão de qualidade em larga escala, devido à dificuldade de aderência da tinta de equipamentos inkjet nas superfícies lisas de papéis diferenciados. Pautada pela busca de soluções que tragam mais produtividade, qualidade e eficiência com custos competitivos, a Xerox criou a nova Fusion Ink, para impressão jato de tinta à base d’água em papéis com revestimento, oferecendo rapidez e economia.

“A decisão da Xerox de se dedicar a desenvolver uma solução de impressão inkjet utilizando papéis revestidos convencionais do mercado, foi muito comemorada na Drupa. Estamos trazendo um grande diferencial no mercado, baseado em uma tinta de elevada capacidade de fixação e alta qualidade de imagem, trazendo inovação na impressão em papéis couchê. Com a Fusion Ink os clientes não precisam perder mais tempo em tratamento dos substratos, com uso de secantes etc, nem ficar limitados a papéis específicos”, explica Luis Iglesias, diretor executivo de Key Accounts da Xerox Brasil.

Fugir das limitações do papel foi fundamental para a criação da nova Fusion Ink. Tendo em vista que em torno de 70% do custo de um livro é o papel, o uso de substratos especiais tratados previamente oferece impacto direto nos custos de produção. Até hoje, as soluções para a melhor fixação da tinta inkjet a base de água, sempre estiveram voltadas para o uso de papel com algum tratamento, fosse com os papéis especiais com custo mais alto, ou nos preparados com a aplicação de secantes ou primers já no processo de impressão, que permitam a aplicação da tinta, acarretando em mais passos no processo ou incremento de custos.

A Fusion Ink pode ser usada em todos os equipamentos Xerox jato de tinta alimentados por bobina, representando um ganho relevante para a indústria gráfica. A solução estará disponível no Brasil no segundo trimestre de 2017.