Jeff Jacobson será o CEO da Xerox Corporation após a conclusão da divisão da empresa em duas companhias

A Xerox (NYSE: XRX) anunciou Jeff Jacobson como a escolha do Conselho de diretores para ser o futuro CEO da Xerox Corporation. O executivo assumirá o cargo quando for concluído o processo de divisão da empresa em duas diferentes companhias. Jacobson atualmente responde como presidente da Xerox Technology e vai continuar no cargo até que a divisão entre Xerox Services e Xerox Tecnology esteja completa.

“Jeff é um grande líder apaixonado pelos nossos negócios e colaboradores, com profunda relação com nossos fornecedores e uma clara visão estratégica para capitalizar as oportunidades que venham a surgir”, disse Úrsula Burns. “Durante seus quatro anos na Xerox, Jeff tem direcionado esforços pela maior eficiência em custos e produtividade sem abrir mão do compromisso com inovação, qualidade e tecnologia de ponta. Com sua experiência prévia como CEO em uma companhia aberta e sua trajetória de realizações na Xerox, o Conselho e eu estamos confiantes que ele é a melhor pessoa para liderar a empresa daqui por diante”, avalia.

Um veterano da indústria, Jacobson iniciou sua carreira na Xerox em 2012 como presidente de operações globais de Comunicação Gráfica. Ele se tornou presidente da Xerox Technology em 2014, quando ficou responsável pela estratégia mundial, operação de vendas em canais, marketing, serviços técnicos e suporte ao cliente, desenvolvimento de produtos, manufatura e distribuição. Antes da Xerox, ele foi presidente, CEO e presidente do conselho da Presstek, um fornecedor de soluções de impressão digital Offset, na qual ele dirigiu um programa global de expansão.

“Estou honrado com a decisão do Conselho de apontar-me para liderar uma das mais icônicas companhias e confiante de que nós vamos construir um futuro brilhante para a Xerox, calcado em um gerenciamento disciplinado, excelência operacional e foco no cliente, como já existe hoje. Como uma companhia independente e com o benefício de uma transformação estratégica que estamos implementando agressivamente, vamos captar e aproveitar muitas oportunidades disponíveis para fortalecer nosso core business e perseguir seletas oportunidades de crescimento,” disse Jacobson.

“Jeff é claramente o líder perfeito para a companhia de tecnologia Xerox,” disse Ann Reese, diretora na Xerox. “O Conselho empregou uma rigorosa pesquisa interna e externamente e empreendeu um cuidadoso processo para identificar o talento certo para o cargo. Jeff já se mostrou bem preparado para executar o trabalho e aproveitar oportunidades futuras em prol de nossos acionistas, clientes, parceiros e funcionários”, resumiu.

Em 29 de janeiro deste ano, a Xerox anunciou seus planos de dividir seus negócios em duas diferentes companhias abertas – a Xerox, que será composta por Tecnologia para Documentos e Terceirização de Documentos; e a Conduent, para serviços em processos de negócios. A empresa caminha para concluir a divisão até o fim de 2016.

A Xerox será a líder global em gestão de documentos e terceirização de documentos com tecnologia, soluções e inovações superiores em relação à concorrência. Com uma receita de 11 bilhões de dólares, a empresa continuará a ser uma parceira de confiança para seus clientes, ajudando-os a aumentar produtividade, fluxo de trabalho e performance de seus negócios através da profunda compreensão de como, porque e onde as pessoas trabalham.

A Conduent será a líder em serviços de processos de negócios que ajudará empresas e governos a gerenciar intensas transações e processos em larga escala. Com receita de aproximadamente 7 bilhões de dólares – 90% deles ao ano – a empresa é focada em atraentes mercados em crescimento incluindo transportes, saúde e serviços comerciais e governamentais.

Sobre Jeff Jacobson

Jeffrey Jacobson é presidente da Xerox Technology, nomeado para esta posição e apontado como Vice-Presidente executivo da corporação em julho de 2014. Jacobson faz parte da empresa desde fevereiro de 2012.

Em seu cargo atual é responsável por liderar os negócios de tecnologia da companhia, que oferece um diversificado portfolio de hardware, software e serviços para clientes de todos os portes, desde pequenos negócios até multinacionais. Ele é responsável pela estratégia mundial, operações de vendas por canais, marketing, serviços técnicos e suporte ao cliente, desenvolvimento de produtos, manufatura e distribuição.

Jacobson foi contratado pela Xerox em 2012 como presidente de operações globais de Comunicação Gráfica, cuidando da estratégia, operações e desenvolvimento do portfólio de sistemas de produção da Xerox para o mercado global de comunicação gráfica. Em 2014, como chief operating officer dos negócios da Xerox Technology, suas responsabilidades se expandiram e incluíram o fortalecimento do portfolio de produtos e soluções em tecnologia, gerindo a base de custos e dirigindo a cadeia de suprimentos, manufaturados e eficiência global.

Antes da Xerox, Jacobson foi presidente e CEO da Presstek, e também presidente do conselho em 2009. Previamente, Jacobson foi chief operating officer do grupo de 3,6 bilhões de dólares para comunicação gráfica da Eastman Kodak. Ele foi também, por cinco anos, o CEO da Kodak Polychrome Graphics, uma joint venture de 1,7 bilhão de dólares entre a Sun Chemical e a Eastman Kodak.

Jacobson, de 56 anos, estudou na State University of New York Buffalo e tem MBA em relações industriais pela Cornell School of Industrial Relations. Tem doutorado jurídico pela Pace University School of Law.