Xerox consolida o ano de 2008 com mais de 600 patentes alcançadas

Com a conquista, companhia mantém compromisso em Pesquisas e Desenvolvimento, tendo como pontos-chave a tecnologia e inovação para direcionar os negócios nos tempos atuais

fev 13, 2009 A Xerox Corporation destaca que o compromisso em Pesquisa e Desenvolvimento é uma das maneiras de sobreviver nos tempos atuais. Somente no ano passado, a companhia e seus inventores conseguiram 609 patentes. Para 2009, a Xerox tem como meta aumentar em um terço o número de patentes em relação a 2008.

Sophie Vandebroek, responsável pela área de tecnologia da Xerox e presidente do Grupo de Inovação da empresa, afirma que as companhias devem manter o processo de inovação funcionando, mesmo sob um clima não favorável da economia. Do contrário, elas irão encontrar enormes falhas em seus produtos. “Não podemos sacrificar o amanhã para salvar o dia de hoje. Nosso investimento em inovação garante a liderança da Xerox no seu negócio central e cria oportunidades para o crescimento em novos mercados”, disse. “É também uma fonte de orgulho para nós. Mais de 2.300 empregados, ex e atuais, alcançaram cinco ou mais patentes nos últimos anos – um resultado extraordinário”, completou.

Das 609 patentes, 18 delas foram concedidas a Peter Kazmaier, químico e gerente do Grupo de Desenho de Novos Materiais do Centro de Investigação do Canadá (Xerox Research Centre Canada). Kazmaier é um dos 18 inventores da companhia que alcançou o record de 100 patentes, terminando 2008 com 101. As recentes patentes conquistadas por Kazmaier, incluindo a centésima, referem-se ao projeto de papel reutilizável da Xerox, o qual ajudará a reduzir o uso do material fazendo com que as imagens impressas durem somente um dia, de modo que o papel possa ser usado outras vezes.

A conta de patentes ainda inclui as que foram concedidas ao Centro de Investigação de Palo Alto (Palo Alto Research Center Inc) e ao XMPIE, subsidiárias de propriedade da Xerox Corporation. Se a elas forem somadas as patentes do sócio da Xerox para projetos comuns no Japão, a Fuji Xerox Co. Ltd., o total do Grupo Xerox supera 940 patentes. Juntas, Xerox e Fuji Xerox investem aproximadamente US$ 1,5 milhão anualmente em pesquisa, desenvolvimento e engenharia.

Em 2008, a Xerox lançou 29 produtos, obtendo mais de 230 prêmios. A empresa possui atualmente mais de 8.900 patentes ativas nos Estados Unidos e recebeu mais de 55 mil em nível mundial desde a sua fundação.

Sobre a Xerox

A Xerox do Brasil é uma empresa de tecnologia para gestão de documentos e serviços corporativos presente há 44 anos no país. Suas atividades de negócio incluem sistemas para produção gráfica de documentos digitais em alto volume, equipamentos de criação, reprodução ou impressão para escritórios de qualquer tamanho, e o maior conjunto de soluções e serviços para tratamento de documentos do mercado. A empresa conta com profissionais e parceiros de negócio em todo o país, incluindo seis filiais, fábricas e revendedores autorizados. Sua matriz, a Xerox Corporation, está presente em todo o mundo com 57.100 profissionais e um faturamento de US$ 17,6 bilhões. Mais informações podem ser obtidas em www.xerox.com.br

-XXX-

Contatos para imprensa:
Ana Paula Kalsing, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3101- ana.kalsing@maquina.inf.br

Fabrícia Rosa, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3103 – fabricia.rosa@maquina.inf.br

Rafael Veras, Xerox do Brasil, tel: 21- 4009-1337 – rafael.veras@xerox.com