Vantagens e diferenças do uso de toner ou tinta na impressão

A Xerox nasceu com o objetivo de reproduzir cópias exatas de documentos, assim surgiu a Xerografia, uma tecnologia que revolucionou a forma de criar, fazer backup e duplicar documentos físicos. Com o surgimento de novas formas de tornar a comunicação visual impressa uma arte baseada na ciência, são avaliados o impacto, o custo de impressão, o tempo de produção, a durabilidade e as aplicações.

Os sistemas matriciais, térmicos, a jato de tinta e a laser são os métodos mais utilizados para a impressão de uma multiplicidade de documentos. A fim de decidir qual sistema utilizar, recomenda-se considerar vários fatores, como o tipo de documento a ser criado, o uso que será feito dele, sua durabilidade, a velocidade de criação, a resolução, entre outros fatores, aos quais se somam variantes como consumo de energia, custo inicial, custo de manutenção, espaço do sistema de impressão, tipo de mídia em que será impresso, e outros.

Para impressões de baixo volume, por exemplo, em casa e em pequenos escritórios, é usada a tecnologia de tinta, enquanto para volumes maiores de documentos são usados sistemas a laser com toner; por exemplo, em escritórios, onde são usados os tamanhos A3 e A4, e há até mesmo propostas de equipamentos multifuncionais que podem criar documentos maiores.

Nas áreas de sistemas de artes gráficas e impressão em grande volume de cópias impressas, a tecnologia usada deve ser analisada para otimizar os custos, os prazos de entrega, a economia de energia e a proteção ambiental, tudo isso sem prejudicar o cumprimento dos objetivos do cliente, a qualidade e os prazos de entrega.

“Mais de 50 milhões de bilhões de páginas são impressas no mundo todo a cada ano, das quais apenas 3% são impressas digitalmente. Os recursos amplos e exclusivos das soluções de impressão digital ajudam os fornecedores de impressão a capturar esse mercado crescente de impressão digital e a atender às necessidades em constante evolução de seus clientes, incluindo gráficas industriais, comerciais e agências”, comenta Alejandro Jalife, Gerente Geral da Xerox Mexicana.

Tinta, benefícios e automação

O cartucho de tinta tem líquido, enquanto o toner está em pó. Com relação ao resultado, ambos oferecem alta qualidade, e geralmente se supõe que o toner tem maior capacidade, pois pode executar trabalhos maiores, enquanto a tinta tem baixa capacidade em folhas de papel.

A tecnologia de jato de tinta atual é mais acessível e versátil do que nunca. Ela também é mais fácil de operar e manter. Com ela, é possível incorporar conteúdo de marketing personalizado e colorido em grandes volumes de comunicações, melhorar o tempo de colocação no mercado de publicações específicas, produzir trabalhos de curto prazo e de alto volume de uma forma rentável.

Um dispositivo de jato de tinta pode, muitas vezes, superar uma frota de impressoras, de modo que você pode fazer mais em menos tempo e espaço, e a um custo menor. Ele também permite que você atenda às necessidades dos clientes com velocidade replicável ao longo do tempo devido à automação, à velocidade e à confiabilidade.

Toner: cor e velocidade

O toner é a essência de muitas impressoras, e a Xerox tem um longo histórico de impressão a laser e tecnologia de toner. De fato, ela inventou a tecnologia de toner há mais de 70 anos. Nos últimos anos, o toner teve mudanças significativas que não apenas simplificaram seu uso, mas também reduziram seu custo.

Porém, não é só o custo. O toner garante a melhor qualidade de imagem possível, produzindo maior qualidade devido ao processo químico exclusivo usado para fabricá-lo, que produz partículas menores de toner. As partículas menores produzem linhas mais finas e uma impressão mais nítida e de aparência mais clara. A qualidade de impressão é importante para o fluxo de trabalho, mas é especialmente importante para empresas que imprimem seus próprios materiais de marketing.

As aplicações coloridas e os acabamentos especiais são outros fatores na escolha dessa tecnologia para a criação de materiais visuais, pois o toner permite ir além do CMYK tradicional e oferecer tons impactantes e vívidos, como fluorescentes e brilhantes.

“A escolha certa depende das circunstâncias e das necessidades de cada projeto, mas, principalmente, as impressoras especializadas e os canais autorizados da Xerox são os especialistas para ajudar os clientes a fazer a escolha certa, seja para configurar um centro de impressão de qualquer tamanho e necessidade ou para a criação de materiais de comunicação do começo ao fim”, explica Alejandro Jalife da Xerox.

Sobre a Xerox Holdings Corporation

Há mais de 100 anos, a Xerox vem redefinindo continuamente a experiência no local de trabalho. Nossa posição de liderança em tecnologia de impressão de escritório e de produção permitiu nos expandir em software e serviços para potencializar de forma sustentável o local de trabalho híbrido de hoje e do futuro. Hoje, a Xerox continua seu legado de inovação para fornecer soluções tecnológicas voltadas para o cliente, a fim de atender às necessidades da força de trabalho global e distribuída da atualidade. Do escritório aos ambientes industriais, nossas ofertas diferenciadas de negócios e tecnologia e serviços financeiros são soluções tecnológicas essenciais para o local de trabalho que impulsionam o sucesso de nossos clientes. Na Xerox, nós fazemos o trabalho funcionar. Saiba mais no Web site www.xerox.com e conheça o nosso compromisso com a diversidade e a inclusão.

-XXX-

Contato com a mídia:

Joel Hernández, Porter Novelli, 00 + 52 + 55 4350 1567, joel.hernandez@porternovelli.mx

Nota: Para receber feeds de notícias RSS, visite https://www.news.xerox.com
Para comentários abertos, insights e opiniões do setor, visite Para comentários abertos, perspectivas e opiniões do setor, visite https://twitter.com/xeroxbrasil, https://twitter.com/xeroxbrasil

Xerox® é uma marca registrada da Xerox Corporation nos Estados Unidos da América e/ou em outros países.