Inteligência Artificial, o fator que pode impulsionar o crescimento econômico global

Por: Ricardo Karbage, General Manager do Brasil e Latam Enterprise Business Leader da Xerox.

O termo inteligência artificial virou tendência recentemente e gera curiosidade nas pessoas. Daí a existência de muitos mitos que o acompanham, mas também as contribuições que essa disciplina de TI está fazendo aos setores produtivos. De sistemas que ajudam os governos até software que facilita as tarefas de pesquisa no meio acadêmico e a automação de procedimentos em diversos setores.

A IA é uma das áreas da ciência da computação e do desenvolvimento tecnológico com maior projeção econômica no curto, médio e longo prazo. De acordo com o estudo “Inteligência Artificial: Valor de Mercado Global 2021-2030” publicado pela Statista, o valor pode ultrapassar a marca de 300 bilhões de dólares até 2025.

Por outra parte, The Economist Intelligence Unit preparou o estudo “Intelligent economies: AI’s transformation of industries and society” que descreve como a IA está no caminho certo para transformar a economia global e as organizações em todo o mundo, de acordo com uma pesquisa com mais de 400 executivos sênior de empresas internacionais e funcionários públicos do setor.

Nos próximos cinco anos, 90% dos entrevistados esperam que a IA tenha um impacto positivo no crescimento, 86% acreditam que ela terá um efeito determinante na produtividade, 84% na inovação e 69% na criação de novos empregos. Isso significa que mais de três quartas partes dos entrevistados esperam melhorar a sustentabilidade do crescimento econômico em face dos desafios futuros.

A inovação é primordial no desenvolvimento das empresas para criar um ambiente de trabalho eficiente, com a capacidade de adaptação e transformação necessária para se destacar no mercado e contribuir para o desenvolvimento econômico local e internacional na busca de modelos sustentáveis.

Inteligência artificial para lidar com a gestão de documentos

A otimização de tempo e recursos é uma das vantagens da inteligência artificial que ajuda a agilizar os processos para ter um maior e melhor escopo operacional. Na gestão de dados e documentos, é importante considerar que há uma série de serviços que simplificam a gestão de documentos em qualquer setor.

  • Serviços gerenciados de impressão: Utilizam um software abrangente de segurança, análise, digitalização e serviços na nuvem para gerar uma experiência de trabalho mais uniforme em plataformas digitais e com papel.
  • Serviços de captura e conteúdo: Redefinem a maneira como a captura de dados físicos e eletrônicos é gerenciada com serviços de coleta que utilizam IA e Machine Learning para verificar as informações contidas nos documentos.
  • Serviços de engajamento do cliente: Aprimoram a comunicação direta com clientes individuais, permitindo a distribuição de conteúdo relevante e personalizado em canais determinados com campanhas sob demanda e customizáveis.
  • Automação de tarefas cotidianas: O trabalho é muito mais fácil quando temos as ferramentas necessárias. Essa tecnologia impulsiona todas as empresas, grandes e pequenas, especialmente as PMEs, com soluções que melhoram a produtividade, o fluxo de trabalho e a segurança.

Hoje é possível projetar e gerenciar um ambiente de trabalho flexível com a ajuda de software baseado em IA para criar uma estrutura escalável na nuvem, que oferece segurança abrangente, bem como informações de feedback e auditorias constantes para melhorar o desempenho em função do tempo e do orçamento.

O desenvolvimento de uma plataforma que integra esses serviços permite não apenas planejar processos operacionais na produção, mas também gerenciar materiais impressos e digitais em campanhas de comunicação e marketing. Com a customização multicanal em programas de colaboração online, é possível monitorar a performance de qualquer ação e otimizar seus resultados usando Analytics.

Por exemplo, no setor de saúde, o acesso aos dados dos pacientes está melhorando e liberando espaço físico nos hospitais com a criação de prontuários 100% digitais e online, permitindo facilitar a tarefa de armazenamento e o acompanhamento personalizado de cada paciente, melhorando o tempo de busca, a gestão e o atendimento.

No setor bancário, os processos de registro de clientes foram digitalizados ao incorporar serviços de captura e conteúdo, permitindo avançar automaticamente na administração de informações de qualquer fonte de acesso, seja em papel ou eletrônicas. Dessa forma, os dados de cada cliente podem ser armazenados de forma segura para indexação e recuperação, quando necessário.

A precisão que a automação baseada em IA oferece permite determinar os custos operacionais para calcular o orçamento final do investimento e reduzir o desperdício. Essa mesma dinâmica funciona com os materiais usados para reduzir o desperdício e causar um impacto favorável no uso de recursos, uma prática indispensável na formulação de um modelo de desenvolvimento sustentável em qualquer setor que leve em conta a redução da pegada de carbono em favor do meio ambiente.