A reinvenção da impressão na era digital para o futuro

Por:  Ricardo Karbage, Managing Director – Brasil & Xerox LATAM Enterprise Business Leader

A inovação não é uma prática isolada, é uma filosofia que caracteriza a Xerox ao longo de sua história. Há mais de 70 anos, Chester Carlson atingiu um marco que acelerou o progresso da impressão com a invenção da eletrofotografia, ou o que é mais conhecido como xerografia, um processo que possibilitou o desenvolvimento da fotocopiadora em 1959.

Desde aquele momento, a Xerox vem promovendo uma tradição pioneira de pesquisa para se manter na vanguarda da era da informação. A partir da invenção da Ethernet, constituindo os alicerces do que o mundo hoje conhece como Internet, até o registro de mais de 50.000 patentes em todo o mundo – quase duas patentes por dia.

O espírito inovador e criativo dos cientistas e engenheiros que integram a equipe da Xerox é o que faz com que a empresa continue se perguntando na era digital como podemos continuar reinventando e fornecendo aos usuários as soluções de que eles precisam para trabalhar de forma mais eficiente, sustentável e simples.

Ajudar nossos clientes a ter sucesso

Um dos segredos da inovação contínua é manter a curiosidade e a indagação diante de tudo o que acontece no dia a dia. Trabalhar estreitamente com os clientes é a melhor maneira de manter a pesquisa científica e técnica que leva à criação de novas ferramentas que oferecem soluções concretas para problemas de performance ou otimização dos processos produtivos.

Isso é possível graças ao avanço das novas tecnologias de comunicação, com as quais é possível fortalecer esse relacionamento globalmente. O reconhecimento óptico de caracteres (OCR) é uma das tecnologias criadas com o propósito de gerenciar a classificação e a extração de informações de documentos automaticamente e com o apoio da inteligência artificial.

Acompanhando esses avanços, estão sendo desenvolvidos melhores dispositivos de gerenciamento de impressão. Funções como classificação de dados, distribuição, armazenamento e confinamento adequado de documentos e suprimentos são essenciais para garantir a digitalização. Para tanto, DocuShare Go é uma das plataformas com maior capacidade de adaptação a qualquer setor ou empresa.

A pandemia foi um desafio que acelerou a transição do mundo presencial para o ambiente híbrido, esse fenômeno aciona o que pode ser chamado de força de trabalho distribuída, ou seja, mudanças que aconteceram no contexto social que exigem adaptações no âmbito profissional e que hoje permitem à Xerox se reafirmar como uma empresa capaz de fornecer as ferramentas necessárias para tornar isso uma realidade.

Nosso epicentro está no mundo da impressão e da imagem, no qual trabalhamos todos os dias para redefinir seu potencial de acordo com as necessidades atuais do mercado, em função das macrotendências digitais. Mais pessoas ao redor do mundo capazes de interagir no formato híbrido, mudanças no cenário digital e a contribuição das novas gerações para melhorar a interface e reduzir a barreira de adaptação.

Mudanças no ambiente da impressão

Está na hora de reestruturar nossa visão da impressão tradicional. As necessidades do mundo interligado agora exigem fluxos de trabalho que podem incluir mais pessoas de qualquer lugar do mundo. Isso significa que a realidade do trabalho híbrido é possibilitada pelo software de trabalho que opera no ecossistema virtual.

Atualmente, uma das tecnologias disponíveis é RPA para implementar a automação robótica de processos e impulsionar a virtualidade possível em qualquer empresa com gestão de tarefas rotineiras, facilitando a transição para uma cultura de melhoria contínua em um tempo muito curto.

O que antes era feito por meio de procedimentos manuais que atrasavam os prazos, aumentavam a margem de erro e dificultavam a escalabilidade, agora pode ser automatizado de forma a reduzir os tempos, aumentar a segurança e otimizar o resultado.

Dessa forma, a fidelidade do cliente é conquistada oferecendo certeza e qualidade sob uma administração eficiente de recursos e talentos para ampliar as capacidades de lidar com tarefas cotidianas, como fazer pedidos, faturas, atender clientes, lidar com documentos, gerenciar contratos, dentre outras tarefas de menor ou maior volume, facilitando sua escalabilidade global.

Uma das diferenças entre o passado e o futuro é que a transformação tecnológica não é mais exclusiva das grandes empresas; ela está cada vez mais ao alcance de qualquer empresa e é um requisito indispensável para manter a competitividade e avançar no mercado global.