A inclusão de idosos representa oportunidades no mercado de trabalho

 

  • O crescimento significativo do segmento da população idosa, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil, representa um dos fenômenos de transformação mais importantes que serão enfrentados nas próximas décadas.

 

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025 o Brasil ocupará o sexto lugar no ranking dos países com população acima de 60 anos estimada em 33,8 milhões de pessoas. No período entre 1950 e 2025, a população brasileira terá quintuplicado, enquanto o número de idosos será quinze vezes maior.

 

Esta situação coloca desafios importantes nos quais a participação dos idosos no mercado de trabalho brasileiro é fortemente afetada, pois as empresas não oferecem oportunidades adequadas que envolvam a inclusão de pessoas deste segmento que desejam continuar desenvolvendo sua esfera profissional.

 

Os profissionais sêniores, em contraste com os preconceitos culturais de uma sociedade que demoniza o envelhecimento, possuem muitas características valiosas para o funcionamento eficiente das empresas. Compromisso, responsabilidade, ética e educação são os valores mais destacados pela pesquisa da Datafolha comparando as diferenças entre jovens e idosos no ambiente de trabalho.

 

A Xerox está comprometida com esta transformação e foi reconhecida como uma Empresa Age-Friendly pelo The Age Friendly Institute em seus esforços para promover a inclusão em todo o mundo, fomentando uma cultura na qual seus funcionários possam prosperar. A implementação do programa Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIB) é uma iniciativa que impulsiona a transformação empresarial diante da transição demográfica global.

 

No Brasil, Arthur Assumpção, 65 anos, traz sua experiência nas áreas de papel e suprimentos no negócio Supplies & Paper da Xerox. Arthur comenta que a experiência do pessoal da Xerox é muito bem recebida por seus clientes, pois eles recebem as melhores recomendações do mundo analógico e digital.

 

Neste sentido, Assumpção dá como exemplo a mudança que está ocorrendo na Inteligência Artificial e Machine Learning, onde é impressionante o que pode ser feito. No mundo de hoje, as pessoas se comunicam com imagens, mas os clientes precisam de estratégias que transmitam mais valor em menos tempo. A combinação da diversidade geracional entre os funcionários torna possível trazer o melhor de cada geração para fortalecer novas ideias e fazer o melhor uso da tecnologia.

 

Para Arthur, a contribuição de sua geração é fundamental para unir os valores da vida, tecnologia, história, filosofia e propósito com o avanço de métodos e canais de comunicação em massa mais rápidos e que tornam as mensagens mais espontâneas e esporádicas.

 

“Acho que podemos criar uma ponte, não vamos sobreviver apenas no digital, precisamos das informações físicas e também precisamos da psicologia do ser humano. É bom estarmos juntos, ser uma grande equipe com um objetivo e tudo que faz parte do programa de inclusão da Xerox: o respeito pelo ser humano. Estou confiante e feliz em trabalhar com a Xerox porque seus valores estão alinhados com meus valores pessoais”, contou.

 

Arthur Assumpção começou no windsurf como esporte aos 50 anos de idade, alguns anos depois ganhou o campeonato brasileiro e foi segundo lugar na América Latina nesse esporte, o que destaca a importância de que aos 50 anos uma pessoa possa começar um novo esporte e depois, em menos de 10 anos, conquistar prêmios.

 

Colaboradores contam como a empresa permite que eles continuem promovendo sua carreira profissional em tecnologia.

 

O programa Certified Age Friendly Employer (CAFE) do Age-Friendly Institute é o único programa de certificação que identifica organizações empenhadas em ser os melhores lugares para se trabalhar para funcionários com mais de 50 anos. Desde que o programa CAFE foi criado em 2005, centenas de empresas e organizações líderes ganharam a distinção de serem reconhecidas como um Empregador Age-Friendly Certificado.

 

O objetivo do programa CAFE é auxiliar os aspirantes a empregos com idade de 50 anos ou mais, identificando os empregadores comprometidos a considerá-los objetivamente para um emprego adequado, sem discriminação etária. Os empregadores do CAFE querem que esses candidatos saibam que são valorizados por seus conhecimentos, experiência, maturidade, confiabilidade e produtividade.

 

Sobre a Xerox Holdings Corporation 

Há mais de 100 anos, a Xerox vem redefinindo continuamente a experiência no local de trabalho. Nossa posição de liderança em tecnologia de impressão de escritório e de produção permitiu nos expandir em software e serviços para potencializar de forma sustentável a força de trabalho de hoje. De ambientes corporativos a industriais, nossas soluções comerciais e serviços financeiros diferenciados são projetados para melhorar o trabalho diário dos clientes, independentemente de onde ocorra esse trabalho. Hoje, os cientistas e engenheiros da Xerox continuam nosso legado de inovação com tecnologias disruptivas na transformação digital, realidade aumentada, automação de processos robóticos, fabricação aditiva, a Internet Industrial das Coisas, e tecnologias limpas. Saiba mais no Web site xerox.com

-XXX-

Contato com a mídia:

Joel Hernández, Porter Novelli, 00 + 52 + 55 4350 1567, joel.hernandez@porternovelli.mx

 

Nota: Para receber feeds de notícias RSS, visite https://www.news.xerox.com
Para comentários abertos, insights e opiniões do setor, visite Para comentários abertos, perspectivas e opiniões do setor, visite https://twitter.com/xeroxbrasil, https://twitter.com/xeroxbrasil

 

Xerox® é uma marca registrada da Xerox Corporation nos Estados Unidos da América e/ou em outros países.