Lucrativo, assim como o futuro da impressão de rótulos e embalagens  

No âmbito do painel especializado que foi realizado via teleconferência pela Associação Colombiana da Indústria de Comunicação Gráfica, Andigraf, ficou claro que o futuro da impressão de rótulos e embalagens tem vários desafios a enfrentar, que se traduzem em oportunidades para as gráficas de toda a América Latina.

Em nome da Xerox, Eduardo Reina, Gerente de Marketing High End da Xerox Latam destacou o conhecimento que os impressores devem ter das necessidades e desejos dos clientes em uma era do “novo normal”. Tenha em mente que as novas gerações estão consumindo sob demanda, pois não querem ter o estoque que a indústria exigia, consomem o mínimo necessário para se tornar ecológicos.

“Os impressores precisam aproveitar a oportunidade, o caminho é digital e é isso que a pandemia veio nos mostrar: digital é a tecnologia que permite um grande crescimento sustentável, disse Reina e observou que por outro lado as marcas estão mudando a maneira de fazer embalagens com flexibilidade, qualidade, “a qualidade já é um fato, mas elas querem ainda mais criatividade”.

Ele explicou que há um aumento acentuado de pequenas marcas, pois as empresas diversificaram com mais produtos, para os quais as gráficas devem levar em conta a economia circular, ter equipamento competitivo em custo e produtividade, além de não perder de vista a velocidade e agilidade para entregar soluções personalizadas em menos tempo e por um custo menor.

“A tecnologia de impressão digital está contribuindo enormemente para o crescimento das aplicações de rótulos e embalagens, basicamente porque o mercado mudou o comportamento do consumidor; na verdade, a impressão agora é sob demanda”, acrescenta Reina.

A impressão sob demanda é um processo que permite criar trabalhos editoriais sob medida e personalizá-los com sua marca ou nome. Algumas de suas características são a manutenção de um catálogo sempre atualizado, bem como evitar a impressão em grandes volumes ou o armazenamento de inventários.

O equipamento de impressão digital da Xerox tem a capacidade de imprimir além das quatro cores tradicionais e pode ter acabamentos em prata, ouro, fluorescentes, foscos e brilhantes em uma variedade de meios.

 

Os Pilares da Xerox

De acordo com Gustavo Abundis, LATAM Software & Solutions Business Development na Xerox, a empresa lança melhores equipamentos para atender às necessidades do mercado considerando três premissas:

  • Imprimir as cores básicas em alta qualidade, mas também com a capacidade de imprimir em tintas adicionais que acrescentam valor, como o branco, para trabalhar em materiais translúcidos ou papéis coloridos.

Embelezar as embalagens é outra das promessas cumpridas pela Xerox, o que é extremamente importante, pois a embalagem é a imagem do produto e da empresa. Muitas vezes os clientes tomam suas decisões de compra com base na aparência da embalagem. Por exemplo, graças a texturas, cores brilhantes ou cintilantes como as fluorescentes.

“A tecnologia Iridesse permite criar paletas de cores que não são conseguidas no mundo da impressão tradicional; é possível misturar tintas metálicas como ouro, prata ou rosa fluorescente com tons metálicos e a paleta de cores que pode ser obtida é mais diversificada. “Uma gama mais ampla de cores pode ser obtida com iGen5, que além da impressão em quadricromia, oferece a possibilidade de fornecer tons de laranja, roxo ou azul e expande a proposta de valor”, acrescenta Abundis.

 

  • Adicionalmente, a Xerox está investindo fortemente em Inteligência Artificial para incluí-la no equipamento para realizar tarefas que antes só podiam ser realizadas por um operador e para impulsionar a linha de software dos processos de pré-impressão e montagem.

 

  • Quando a Xerox oferece uma tecnologia, ela vai junto com a capacidade de crescer, de modo que os equipamentos e soluções são modulares para que a impressora possa adicionar mais capacidade e funções assim que seu fluxo de trabalho exigir. Procure sempre dar aos clientes e operadores ferramentas para trabalhar cores em rótulos e embalagens, bem como facilitar o caminho para quem quer mudar de offset para impressão digital.

O Grupo ZIT Participações viu a oportunidade e escolheu a Xerox para entrar no mundo digital, instalando a Nuvera 157 para produção monocromática e a Versant 2100 colorida.

“A impressão digital nos permitirá suprir uma demanda fracionada e manter a satisfação dos clientes importantes em termos de qualidade e prazos”, disse Sandro Meneghetti, Diretor Comercial da ZIT Participações, que comentou: “Vimos na Xerox um parceiro que nos apóia durante todo o processo, desde a compreensão de nossas necessidades, com o treinamento de nossa equipe, até na maneira como apresentamos nossos produtos ao mercado”.

No futuro, os impressores devem se adaptar às novas exigências do mercado, fornecendo desde menos tiragens em poucos trabalhos, até mais trabalhos com menos tiragens. De entregar en semanas a entregar en días.

Por sua vez, os impressores devem procurar nichos que estejam crescendo e os quais possam atender com impressão digital, por exemplo, aplicações com encartes; desenvolver novas aplicações para embalagens, sem esquecer a sustentabilidade e a entrega sob demanda, reduzir os riscos financeiros, gerar menos desperdício, focar mais nar vendas efetivas, reduzir custos de produção e expandir para novas aplicações ou serviços de impressão.

Sobre a Xerox Holdings Corporation

Por mais de 100 anos, a Xerox tem redefinido continuamente a experiência no local de trabalho. Aproveitando nossa posição de liderança em tecnologia de impressão de escritório e produção, nos expandimos para software e serviços a fim de potencializar a força sustentável de trabalho atual. Do escritório ao ambiente industrial, nossas soluções comerciais e serviços financeiros diferenciados são projetados para tornar cada dia melhor o trabalho dos clientes – sem importar onde esse trabalho esteja sendo feito. Hoje, os cientistas e engenheiros da Xerox continuam nosso legado de inovação com tecnologias disruptivas na transformação digital, realidade aumentada, automação de processos robóticos, manufatura aditiva, Industrial Internet of Things e cleantech. Saiba mais no Web site xerox.com.

 

-XXX-

 

Contato com a mídia:

Joel Hernández, Porter Novelli, 00 + 52 + 55 4350 1567, joel.hernandez@porternovelli.mx

 

Nota: Para receber feeds RSS de notícias, visite https://www.news.xerox.com
Para comentários abertos, percepções e opiniões do setor, visite facebook.com/xeroxdobrasil , https://twitter.com/xeroxbrasil

 

Xerox® é uma marca registrada da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros