Xerox e o estado de Victoria (Austrália) anunciam Joint Venture para resolver o problema global do envelhecimento da infraestrutura

  • Implementação da tecnologia desenvolvida pelo PARC para monitorar remotamente a integridade estrutural das pontes e otimizar a vida útil dos ativos.

NORWALK, Connecticut, 13 de maio de 2021 – A Xerox e o Governo de Victoria anunciaram hoje uma parceria para lançar a Eloque, uma joint venture para comercializar novas tecnologias que irão monitorar remotamente a integridade estrutural das pontes.

A solução Eloque é uma tecnologia Industrial Internet of Things (IIoT) que utiliza minúsculos sensores de fibra ótica ligados à ponte para medir e estimar com precisão a deformação estrutural, resposta térmica, flexão, cargas, vibração e corrosão, que são todas medidas de integridade estrutural. Analytics avançadas são então utilizadas para avaliar os dados dos sensores e fornecer informações diretamente aos proprietários e operadores da ponte em tempo real, para monitorar se uma ponte está sendo sobre ou subutilizada, se tem problemas estruturais ou danos que precisem de reparo.

De acordo com o Report Card for America’s Infrastructure 2021 da American Society of Civil Engineers, somente nos Estados Unidos, 42% de todas as pontes têm pelo menos 50 anos de idade e quase 231.000 pontes precisam de reparos e trabalhos de preservação. Este problema se estende a todo o mundo. Uma estimativa de 70% das pontes da Austrália têm mais de 50 anos de idade. Cerca de 11.000 das 25.000 pontes ferroviárias da Alemanha têm mais de 100 anos de idade e 7% das pontes na França já estão em risco de colapso.

“O envelhecimento e a deterioração da infraestrutura pública é um problema global. Somos uma tecnologia pioneira que mantém a segurança das pontes, prolonga sua vida útil e tem um impacto positivo no planejamento”, disse John Visentin, vice presidente e CEO da Xerox. “Nossa parceria com o governo de Victoria não só nos permite resolver este problema para Victoria, mas também nos permite uma rápida expansão para clientes em todo o mundo que enfrentam estes desafios”.

A tecnologia foi desenvolvida no Centro de Pesquisa de Palo Alto da Xerox (PARC) e testada através de uma parceria entre a Xerox e a VicTrack, a empresa estadual do governo de Victoria que é proprietária de todas as linhas ferroviárias e de bondes do estado. A solução do PARC usa sensores e analytics avançadas para monitorar a integridade estrutural das pontes a fim de otimizar a vida útil dos ativos.

“Isto ajudará a detectar problemas mais cedo, reduzirá atrasos causados pelo fechamento de estradas para inspeções e reparos manuais, e ajudará a encontrar problemas com mais rapidez e precisão no caso de greves nas pontes ou outros eventos inesperados”, disse Jacinta Allan, ministra de Infraestrutura de Transportes de Victoria.

O governo de Victoria comprometeu-se a investir 50 milhões de dólares para implantar a tecnologia Eloque em pontes prioritárias em toda Victoria, Austrália.

Esta tecnologia permite a detecção precoce e a previsão de problemas, permitindo que os problemas sejam encontrados antes do reparo se tornar potencialmente mais custoso e ajuda os clientes a gerenciar de forma eficiente os orçamentos de manutenção”.

“A tecnologia já foi instalada em 7 pontes em Victoria e será progressivamente implantada em pontes prioritárias, particularmente aquelas que lidam regularmente com cargas pesadas e correm o maior risco de deterioração. Isto está resolvendo um importante ponto de conflito para os clientes e permitindo que eles administrem melhor seus ativos”, disse o diretor geral da VicTrack, Campbell A. Rose AM, que assumiu o papel de CEO da Eloque para apoiar a empresa durante seu estabelecimento inicial.

“Enquanto nosso foco inicial serão as pontes ferroviárias e rodoviárias, a tecnologia da Eloque é versátil e planejamos adaptá-la para ser usada em outras estruturas críticas no futuro”, disse Ersin Uzun, diretor geral de IoT para a Xerox e membro do conselho da Eloque. “Já estamos procurando expandir a tecnologia para túneis, portos, estacionamentos de vários andares e outros ativos críticos de infraestrutura”.

A Xerox é a proprietária majoritária da Eloque, e isto faz parte de sua estratégia para uma ampla entrada no mercado de IoT com novas ofertas industriais. No ano passado a Xerox também anunciou que o PARC está trabalhando com a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) para o desenvolvimento de uma tecnologia que pode permitir o monitoramento em grande escala dos mares sob o programa Ocean of Things.

 

Sobre a Xerox

Por mais de 100 anos, a Xerox tem redefinido continuamente a experiência no local de trabalho. Aproveitando nossa posição de liderança em tecnologia de impressão de escritório e produção, nos expandimos para software e serviços a fim de potencializar a força de trabalho atual. Do escritório ao ambiente industrial, nossas soluções comerciais e serviços financeiros diferenciados são projetados para tornar cada dia melhor o trabalho dos clientes – sem importar onde esse trabalho esteja sendo feito. Hoje, os cientistas e engenheiros da Xerox continuam nosso legado de inovação com tecnologias disruptivas na transformação digital, realidade aumentada, automação de processos robóticos, manufatura aditiva, Industrial Internet of Things e cleantech. Saiba mais no Web site xerox.com.

 

-XXX-

 

Contato com a mídia:

Joel Hernández, Porter Novelli, 00 + 52 + 55 4350 1567, joel.hernandez@porternovelli.mx

 

Nota: Para receber feeds RSS de notícias, visite https://www.news.xerox.com

Para comentários abertos, perspectivas e visões do setor, visite https://twitter.com/XeroxBrasil, http://www.linkedin.com/company/xerox, https://www.facebook.com/xeroxdobrasil

Xerox® é uma marca registrada da Xerox Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países.