Xerox do Brasil apresenta soluções para processamento e personalização de documentos financeiros no CIAB 2009

Destaques da empresa incluem aplicações para a customização de documentos transacionais e soluções para truncagem eletrônica de cheques

RIO DE JANEIRO, jun 09, 2009 – – A Xerox do Brasil apresenta na 19º edição do CIAB (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Empresas), que acontece de 17 a 19 de junho, em São Paulo, suas aplicações para o processamento e a personalização de documentos financeiros. As soluções estarão distribuídas em três ilhas conceituais no stand da empresa (BPO – Business Process Outsourcing, Soluções de Relacionamento com o Cliente e Escritório Sustentável), oferecendo aos visitantes uma melhor compreensão das oportunidades de otimização de processos em todo o ciclo do documento.

“Para a Xerox, documento é toda a informação estruturada, suficiente para provocar alguma ação, decisão ou transformação no receptor desta informação”, afirmou Cristiana Lannes, diretora de marketing da unidade de Serviços da Xerox do Brasil. A unidade de Serviços da Xerox representa aproximadamente 46% da receita da companhia no Brasil, sendo que 40% deste total é originado pelo setor financeiro.

No espaço BPO, um dos destaques será a solução para a truncagem de cheques, processo pelo qual o cheque deixa de trafegar fisicamente no sistema de compensação bancária. Com isso, todos os cheques que chegarem a uma agência passarão a ser compensados por imagem. A Xerox oferece um serviço full BOP, abrangendo desde a captura do cheque, o processamento da imagem, o reconhecimento automático até a entrega do documento ao banco.

Segundo Inon Neves, diretor do setor de Automação Bancária da unidade de Serviços da Xerox do Brasil, ainda que grande parte dos bancos realize a compensação de cheques de forma centralizada, já há demanda para o processo descentralizado. “A onda da descentralização é motivada pela redução dos custos, uma vez que há uma diminuição de gastos com frete e segurança, além do ganho em agilidade na entrega de cheques devolvidos ao depositante, por exemplo. Além disso, o argumento em favor desse processo encontra apoio na necessidade de melhorar o atendimento aos clientes, principalmente em um cenário de fusões e aquisições e de forte crescimento dos bancos”, explicou o executivo.

A demanda por processos descentralizados tende aumentar também por conta do anúncio realizado pela FEBRABAN no início de abril. Em um esforço para padronizar e regularizar o setor, a instituição fixou um calendário que sugere aos bancos no país unificar seus processos de digitalização para a truncagem de cheques a partir de junho deste ano. “Trata-se de um projeto piloto válido apenas para o estado de São Paulo. No entanto, a partir de julho de 2010, todas as instituições financeiras serão obrigadas a implementá-lo”, completou Inon.

Já na área de Soluções de Relacionamento com o Cliente, será possível visualizar exemplos de aplicações personalizadas em faturas de cartão de crédito, extratos, e malas diretas, entre outras correspondências. As peças serão impressas durante o evento e serão produzidas por meio de uma solução desenvolvida em parceria com a GMC Software Technology, empresa especializada em criar comunicações eficientes envolvendo impressão digital, e-mails, sites personalizados e documentos transpromo (junção de informações transacionais com dados promocionais). Com o transpromo, a empresa pode aproveitar a mesma página do extrato para oferecer outros serviços para seus clientes de acordo com o seu perfil, usando informações preferenciais e disponibilizando promoções individuais sob medida.

Por fim, a Calculadora de Sustentabilidade, um dos destaques do ambiente Escritório Sustentável, é uma ferramenta que oferece às empresas a primeira medição baseada em fatos do seu impacto ao meio ambiente. A solução é capaz de avaliar o ambiente atual no escritório, as impressoras, as copiadoras e os sistemas multifuncionais, medindo posteriormente os benefícios ambientais que poderiam ser alcançados em termos de energia e de utilização de papel, desperdícios sólidos, água, ar e emissões de gases do efeito estufa.

No mesmo espaço, os visitantes ainda terão acesso a equipamentos que utilizam a tecnologia exclusiva da Xerox de cera sólida, como a impressora multifuncional Phaser 8660 MFP. O grande diferencial é que a cera sólida não usa cartucho. O material é aquecido e transferido para o papel sem poluir o meio ambiente. O uso é simples e seguro, podendo ser manuseado por qualquer pessoa, já que não gruda na roupa e nem na pele.

Sobre o evento
Realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o tema central do 19º Ciab será a “Bancarização – o acesso a serviços bancários por parte de toda a população”, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de junho no Transamérica Expocenter, que fica na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, nº 387, Santo Amaro – São Paulo. O evento é composto por uma exposição de produtos e serviços da mais alta tecnologia destinada ao setor financeiro – caixas eletrônicos, produtos, serviços e equipamentos de segurança, sistemas de transferências eletrônicas e meios de pagamento, entre outros, numa área de mais de quatro mil metros quadrados. Em 2008, o Ciab Febraban reuniu 1.500 congressistas de 14 países diferentes, em 28 painéis, com 89 palestrantes e 30 keynote speakers internacionais. A exposição recebeu 16 mil visitantes, num total de 100 estandes e 84 empresas expositoras.

Sobre a Xerox
A Xerox do Brasil é uma empresa de tecnologia para gestão de documentos e serviços corporativos presente há 44 anos no país. Suas atividades de negócio incluem sistemas para produção gráfica de documentos digitais em alto volume, equipamentos de criação, reprodução ou impressão para escritórios de qualquer tamanho, e o maior conjunto de soluções e serviços para tratamento de documentos do mercado. A empresa conta com profissionais e parceiros de negócio em todo o país, incluindo seis filiais, fábricas e revendedores autorizados. Sua matriz, a Xerox Corporation, está presente em todo o mundo com 57.100 profissionais e um faturamento de US$ 17,6 bilhões. Mais informações podem ser obtidas em http://www.xerox.com.br

-XXX-

Contatos para imprensa:

Ana Paula Kalsing, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3101- ana.kalsing@maquina.inf.br
Fabrícia Rosa, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3103 – fabricia.rosa@maquina.inf.br
Rafael Veras, Xerox do Brasil, tel: 21- 4009-1337 – rafael.veras@xerox.com