Anne Mulcahy deixa de responder como CEO da Xerox e Ursula Burns é nomeada sucessora

Como Chairman, Anne Mulcahy continuará à frente do Conselho de Direção da empresa

mai 21, 2009 – O conselho de direção da Xerox Corporation (NYSE: XRX) anunciou esta manhã que Anne M. Mulcahy, que até então acumulava as funções de chairman e CEO (chief executive officer), deixará de responder como CEO da empresa no próximo dia 1º de julho. A partir de então, a atual presidente Ursula M. Burns passa a responder também como CEO da empresa, sucedendo Anne Mulcahy na função de chief executive officer. Como chairman, Anne Mulcahy continuará presidindo o conselho de direção da empresa.

“Como CEO, Anne conduziu a multibilionária e bem-sucedida transformação da Xerox no ‘turnaround’ que levou a empresa a se tornar uma organização orientada à inovação, tecnologia digital e serviços”, comentou N.J. Nicholas, Jr., principal diretor independente do conselho de direção da Xerox. “Sua liderança sempre se mostrou orientada a valores, com forte percepção estratégica, experiência de gestão e uma incomparável habilidade em criar seguidores pautados pelo respeito conquistado junto aos empregados da Xerox. Não menos importante, Anne sempre se manteve focada no desenvolvimento das futuras gerações de lideranças da Xerox, preparando Ursula Burns para continuar a fortalecer a posição de liderança da empresa no mercado”.

Anne Mulcahy, 56 anos, foi nomeada CEO da Xerox em 1º de agosto de 2001 e chairman em 1º de janeiro de 2002. Antes disso, atuou como presidente e COO (chief operating officer) de maio de 2000 a julho de 2001. Ela começou sua carreira na empresa como representante de vendas em Boston, em 1976. Ao longo dos últimos 33 anos na Xerox, Anne assumiu diferentes funções de liderança em vendas, recursos humanos e marketing, e também liderou a divisão de negócios da Xerox para venda de produtos aos canais de revenda da empresa.

Os principais legados da gestão de Anne Mulcahy incluem uma forte aproximação da Xerox com seus clientes – ela é frequentemente referenciada como a principal vendedora da empresa – e um compromisso determinado com a inovação. Como resultado, a Xerox reformulou completamente sua linha de produtos ao longo desta gestão, lançando mais de 80 produtos nos últimos três anos, e conquistando a principal posição de mercado e receita da indústria. Adicionalmente, Anne também criou e desenvolveu a organização Xerox Global Services (XGS), que hoje oferece serviços de outsourcing relacionados ao documento, imaging e consultoria, e que só no ano passado produziu US$ 3,5 bilhões em receitas de anuidade.

“Eu me juntei à Xerox porque ela oferecia um vasto campo de trabalho – um ambiente de vendas governado pela meritocracia. E permaneci aqui porque os valores relacionados à marca, a cultura e a forma como as pessoas pensam sempre estiveram absolutamente alinhados com a maneira que eu mesma penso que toda atividade de negócios deveria operar”, comentou Anne. “Tem sido um grande privilégio liderar a Xerox. A decisão de mudar isso só fica mais fácil pelo fato de poder contar com alguém como Úrsula Burns, capaz de levar a Xerox ao próximo estágio de sua história. Nossa estratégia é sólida e bem definida. E a despeito de uma economia difícil, estamos gerando caixa, aprimorando nossa tecnologia e nossos serviços, e bem-posicionados para tirar proveito de um bom crescimento de nossa lucratividade no futuro. Úrsula assume seu papel de liderança à moda antiga”, acrescentou. “Ela mereceu. E por isso tem meu mais profundo respeito e confiança.”

Ursula Burns, 50 anos, ingressou na Xerox em 1980 como estagiária de verão em engenheira mecânica e logo assumiu funções importantes em desenvolvimento de produtos e planejamento. De 1992 a 2000, Ursula liderou diversos times de negócio incluindo a atividade de negócios com equipamentos em cores para escritórios, fax e impressoras de rede. Em 2000, foi nomeada vice-presidente sênior de Serviços Corporativos Estratégicos, com liderança sobre as operações de manufatura e a cadeia integrada de suprimentos. Assumia então também a liderança das iniciativas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, marketing e delivery. Em abril de 2007, Ursula foi nomeada presidente da Xerox, ampliando suas responsabilidades para toda a organização de TI, estratégia corporativa, recursos humanos, marketing corporativo e contas globais.

“Durante a gestão de Anne, a Xerox se tornou uma organização mais sólida e financeiramente consistente, atendendo a uma base de clientes mais abrangente – de pequenas empresas às maiores organizações do mundo – com competências que vão além de tudo o que já havíamos feito antes”, reconheceu Ursula. “Ela agora deixa a função de CEO tendo criado um rico legado do qual me sinto orgulhosa em agora poder dar continuidade. É um desafio e tanto suceder essa grande líder e servir como CEO a uma organização não menos representativa. Sinto-me lisonjeada com a oportunidade, e, assim como a Anne, espero continuar agregando valor para nossos clientes, nossos empregados, nossos acionistas, e todas as comunidades em que nos inserimos.”

-XXX-

Contatos para imprensa:

Ana Paula Kalsing, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3101- ana.kalsing@maquina.inf.br
Fabrícia Rosa, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3103 – fabricia.rosa@maquina.inf.br
Rafael Veras, Xerox do Brasil, tel: 21- 4009-1337 – rafael.veras@xerox.com