Xerox apresenta o papel reutilizável na WIRED NextFest

out 06, 2008 A Xerox Corporation apresenta ao público, pela primeira vez, o papel reutilizável na WIRED NextFest, feira mundial de inovações tecnológicas, que acontece até o dia 12 de outubro em Chicago, nos Estados Unidos. O invento, que pode ser apagado e reutilizado várias vezes, é considerado uma das soluções para a preservação das florestas. Na ocasião, a companhia também mostra sua tecnologia de impressão ecológica, por meio da cera sólida, e a técnica de filtração em espiral de água, além de soluções de impressão que dificultam a confecção de documentos falsificados.

"A Xerox possui uma bagagem de descobertas que foram modificadas a medida que as pessoas e o mundo dos negócios interagiram com elas”, diz Sophie Vandebroek, CIO e presidente do grupo de inovação da Xerox. “Estamos apresentando na WIRED NextFest inovações que não ajudam apenas os nossos clientes, mas também a promoção de um mundo mais sustentável”, completa.

Para que funcione, o papel traz um composto químico que escurece quando exposto à luz, dispensando o uso de toner ou cartucho de tinta. O composto vai clareando após 16 horas até estar completamente apagado, processo que pode ser acelerado através de exposição ao calor. Após 24 horas, o papel está pronto para ser reutilizado – uma boa notícia para escritórios onde cerca de 40% das impressões são utilizadas por menos de um dia.

A cera sólida é feita a base de resina (como lápis de desenho), não poluindo o meio ambiente, e é segura para ser manuseado por qualquer pessoa, pois não gruda na roupa e nem na pele. A cera é aquecida e transferida para o papel, o que produz impressões com qualidade e cores jamais vistas no mercado. A tecnologia permite uma redução de até 90% na produção de resíduos em comparação a uma impressora a laser tradicional.

Já a filtração espiral de água (Spiral Water Filtration) foi desenvolvida no PARC (Centro de Pesquisas de Palo Alto, EUA), por meio da expertise da Xerox na manipulação de partículas de toner. A técnica utiliza a força centrífuga para filtrar partículas bem pequenas, o que reduz o gasto com produtos químicos e energia envolvidos em um processo normal de filtração. Além disso, 90% da água filtrada por ser reutilizada. A invenção ainda está em fase de experimentação e o PARC está buscando um parceiro para implementar um projeto piloto.

*Legenda para foto: Paul Smith, gerente do Centro de Pesquisas da Xerox no Canadá, com o papel reutilizável, que clareia após 16 horas

Contatos para imprensa:
Rafael Veras, Xerox do Brasil, 21. 4004-1337- rafael.veras@xerox.com

Ana Paula Kalsing, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3101- ana.kalsing@maquina.inf.br

Fabrícia Rosa, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3103 – fabricia.rosa@maquina.inf.br