Por: Ricardo Karbage, General Manager do Brasil e Latam Enterprise Business Leader da Xerox.
Não é fácil falar sobre eficiência e inovação, especialmente em um mundo em que os recursos naturais atingiram seu limite, conforme estabelecido em 2 de agosto de 2023, quando foi proclamado o Dia da Sobrecarga da Terra. Ambas as qualidades devem incluir uma visão que garanta sua sustentabilidade, que nada mais é do que a capacidade de atender às necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras.
Isso levou à maturidade do que entendemos por sustentabilidade, portanto, não se trata mais apenas de ser ambientalmente responsável e cuidar das árvores, mas de incluir no DNA de cada empresa as estratégias que ajudam a aproveitar ao máximo cada recurso utilizado, aumentando sua capacidade de reciclagem e reduzindo a geração de resíduos, de modo que eles sejam usados ao máximo, evitando o ciclo linear tradicional de: extrair, transformar, consumir e descartar.
Responsabilidade, compromisso e lucratividade
Ao contrário do que podemos pensar, manter uma estratégia de sustentabilidade pode trazer mais benefícios do que se imagina, e a Xerox vem experimentando isso nos últimos anos, tornando esse conceito inerente à sua forma de trabalhar. É por isso que a empresa concentrou suas metas ambientais, de saúde e segurança em seis áreas principais para gerar um impacto global:
- Pegada de carbono: com sistemas como ENERGY STAR® que reduzem o consumo de energia e, com ele, as emissões de gases de efeito estufa.
- Papel: usando o papel de forma eficiente e reciclando-o, que é uma maneira efetiva de proteger as florestas.
- Água e ar limpos: Por meio de iniciativas de fabricação limpa, eliminando produtos químicos tóxicos na fabricação e favorecendo a limpeza do ar e da água nos ciclos de vida de cada produto.
- Resíduos: Usando, mais uma vez, a eficiência de recursos na fabricação para reduzir os resíduos e reciclando.
- Gestão de substâncias: Minimizando o uso de produtos químicos perigosos e seguindo padrões internos rigorosos, bem como requisitos rigorosos para os fornecedores.
- Saúde e segurança: Uma área fundamental para a empresa, que busca medidas para proteger a saúde e a segurança da equipe, dos produtos, dos locais de trabalho e dos clientes.
Desde que estabelecemos nossas primeiras metas em 2003, conseguimos reduções significativas em nosso consumo de energia e nas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Em 2016, criamos uma meta para reduzir as emissões de GEE de Escopo 1 e Escopo 2 em mais 25% até 2025, o que foi alcançado até o final de 2019.
Essas ações simples fizeram com que a Xerox fosse incluída na lista das 100 Empresas Mais Sustentáveis da Corporate Knights por até quatro anos consecutivos, entre uma dúzia de reconhecimentos internacionais que também recebeu sobre o assunto.
Sustentabilidade, uma ferramenta altamente lucrativa
Para algumas empresas, alcançar a sustentabilidade pode significar gastar dinheiro extra para adquirir a tecnologia necessária para tornar seus processos de trabalho mais eficientes. No entanto, é um fato que, no longo prazo, esse é um investimento inteligente, pois acabará resultando em economias significativas que pagarão o gasto inicial.
Com a ajuda da Xerox, muitas empresas hoje estão caminhando em direção à sustentabilidade inteligente, pois a inovação implementada em cada um de seus produtos e serviços aumentou sua eficiência, resultando em um menor impacto no meio ambiente, menor consumo de energia e geração de resíduos altamente recicláveis. No final das contas, é um fato que as empresas que implementam ações sustentáveis aumentam sua lucratividade.
É interessante notar que as empresas voltadas para o gerenciamento eficiente de documentos descobriram que uma simples redução no uso de papel pode ajudar a que 64% dos documentos sejam disponibilizados em uma hora, enquanto a implementação de assinaturas eletrônicas pode reduzir o tempo de resposta em até 13,5 dias, além de aumentar o ROI dos negócios em 300%, apenas limitando os custos e aumentando a produtividade.
Os consumidores são mais conscientes sobre o meio ambiente e, por isso, estão cada vez mais motivados a apoiar empresas que implementam práticas comerciais sustentáveis. Além de reduzir os custos, um equilíbrio sustentável ajuda a fechar novos negócios e marca uma diferença.