Lisboa, Jul 22, 2010 – A impressão é uma das áreas de negócio que pode ainda permitir a redução de custos, de acordo com o relatório conjunto da Quocirca e Xerox.
O relatório, designado por ”21st Century Enterprise Print Services”, defende que ao dominarmos os custos de impressão – e não apenas os do ambiente de escritório – é uma oportunidade única para os gestores pouparem dinheiro e trabalharem de forma mais eficiente.
O relatório reforça que, apesar do enorme crescimento nas comunicações electrónicas, as impressões em papel são utilizadas em grande escala dentro das organizações. Contudo, poucas empresas levam em linha de conta a analise dos custos de impressão globais, dado que existe uma gestão muito fragmentada, com equipamentos de impressão desktop, equipamentos em salas de impressão e ainda produção externa de documentos. Ao não ter todos os equipamentos em rede, as organizações perdem o controlo efectivo do que se produz e quem produz, ou tornam essa gestão muito difícil.
“Estimamos que apenas 15% das grandes empresas potenciam ao máximo a potencialidade dos contratos de managed print services (MPS) para reduzir os custos de impressão empresariais, e a grande maioria não controlam os pedidos de impressão solicitados ao exterior ou realizados nos centros de impressão internos” afirma Louella Fernandes, analista da Quocirca.
“Esta situação representa um custo significativo e é descurado, o que faz com que em simultâneo seja uma área com enorme potencial de poupanças para as empresas que dispõem de um controlo real.”
De forma a tirar vantagem do MPS e conquistar visibilidade dos custos de impressão globais e eficácia operacional, a Quocirca recomenda as seguintes boas práticas no que se refere a MPS:
- Assegurar um fornecedor como nível de maturidade: seleccione um fornecedor que disponha de experiência em MPS, que consiga incluir no mesmo contrato os diferentes ambientes de impressão, incluindo a pesquisa e produção externa de documentos;
- Fornecer uma análise detalhada: vai mais além da simples análise dos volumes de impressão. É necessário compreender que tipo de documentos estão a ser impressos, onde e a partir de quem. Esta situação assegura que os programas de transformação efectiva podem ser implementados, prevendo redução de custos e implementando eficazes workflow’s de pedidos de produção de documentos que assegurem o melhor custo no melhor timming;
- Pensar para além do custo por página: uma estratégia de impressão que contemple todas as áreas de produção de documentos permite evitar um simples focus na redução de custos de aquisição de tecnologia e do custo por página impressa.
“Este relatório destaca que ainda existem algumas medidas que podem ser tomadas para a redução de custos,” afirma Marcos Lessa, Director da área de Global Document Outsourcing da Xerox Portugal.
“Por diversas vezes a impressão é gerida por diferentes responsáveis dentro das empresas com budgets separados. Ao entregar em outsourcing a gestão e o controlo do ambiente de impressão, as empresas podem libertar recursos e reduzir custos e operar mais eficazmente.”
Como líder em MPS, a Xerox foi a primeira a oferecer Enterprise Print Services (EPS) para incluir todos os elementos de uma infra-estrutura de impressão – desde o ambiente de escritório aos centros de impressão internos, passando pelos serviços de mobilidade e a pesquisa de fornecedores de impressão.
A Xerox foi posicionada pela Quocirca como Leader na área de MPS, bem como por outros analistas de mercado como a Gartner, nos Leaders Quadrant no “Magic Quadrant for Managed Print Services Worldwide” e a pelo IDS no IDC’s 2010 MPS MarketScape report. A Xerox é o único fornecedor de MPS que monitoriza aproximadamente 1,5 milhões de equipamentos de Xerox e de outras marcas em todo o Mundo.
Para obter o relatório na integra, consulte: http://www.quocirca.com/reports/474
Sobre a Xerox Portugal
Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expectativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.
Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.
A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes sectores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.
Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que actua em 160 países, de todos os continentes.
A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.
Mais informações em: www.xerox.pt
ou nas Redes Sociais em:
Para mais informações, por favor contacte:
Vanda Rosário
PRD3
Telf: 21 153 64 51
Telemóvel: 93 448 57 30
vanda.rosario@prd3.pt