Lisboa, Abr 20, 2010 – Cada ano, as infecções hospitalares afectam milhões de doentes em todo o mundo, chegando a matar centenas de milhares de pessoas.
Ao mesmo tempo que médicos e enfermeiros lavam as mãos e utilizam outros métodos para reduzir as infecções, linguistas do Centro de Pesquisa Xerox Research Centre Europe estudaram a par com investigadores médicos em França uma forma para que a "tecnologia de linguagem" pudesse ajudar.
Durante três anos, investigadores vão utilizar uma ferramenta avançada de "text mining" desenvolvida pela Xerox de forma a analisar registos médicos, e identificar possíveis doentes que podem correr o risco de contrair uma infecção hospitalar.
O projecto ALADIN, designação para "Assistant de Lutte Automatisée et de Détection des Infections", está a ser apoiado pelo governo francês num esforço para ajudar a detectar de forma mais rápida possíveis infecções hospitalares e reduzir o número de infecções.
A equipa ALADIN vai utilizar a tecnologia FactSpotter, desenvolvida no Xerox Research Centre Europe, em França, para rever relatórios médicos e identificar termos específicos e sequências de factos que indiquem que um paciente pode vir a contrair uma infecção hospitalar. O software não só identifica peças de informação, tais como sintomas do doente, medicação e designação bacteriana, mas também a forma como estão ligadas entre si. Quando estes links identificam um potencial risco de infecção hospitalar, o sistema automaticamente alerta a equipa médica, e medidas preventivas podem ser tomadas.
"Infecções hospitalares são complexas e podem ter diferentes causas. Podem ser directamente associadas ao tipo de cuidado que se tem ou independente disso ser associada à condição ou doença do paciente," afirma Dr. Marie-Hélène Metzger, Médico líder do projecto. "A tecnologia linguística tem um papel vital na extracção de informação de forma a avaliar a situação e tomar a decisão certa."
"Cada paciente é diferente, o que torna impossível capturar informação através de uma check list ou formulário,"afirma Frédérique Segond, Investigador principal no Xerox Research Centre Europe e coordenador do projecto. "Utilizando a nossa tecnologia de "text mining" para analisar os registos dos doentes, é possível extrair informação específica para cada caso de forma a ajudar os médicos a avaliar os riscos dos pacientes e rapidamente reagir."
O projecto oferece um vasto conjunto de competências no processamento de linguagem, terminologia, representação de conhecimento, vigilância epidemiológica, infecções clínicas.
ALADIN é um projecto com três anos que conta com o apoio da French National Research Agency (ANRT) TecSan program, concebido para promover aplicações em tecnologias de saúde inovadoras.
O programa está alinhado com a estratégia da União Europeia de forma a contribuir para a segurança do paciente e reduzir os custos de saúde.
Sobre a Xerox Portugal
Xerox Portugal é uma organização em desenvolvimento contínuo e procura constante de novas tecnologias e soluções adequadas às necessidades e expectativas dos clientes, assente num ambiente estimulante e flexível à participação de todos os colaboradores.
Integrada numa organização de nível mundial é hoje uma empresa líder global, avaliada em 22 mil milhões de dólares, dedicada aos processos de negócio e gestão documental. Através do seu vasto portfólio tecnológico, serviços e ofertas de outsourcing, a Xerox disponibiliza soluções de impressão quer para ambientes de escritório, quer para os mercados da indústria das artes gráficas.
A sua abordagem de serviços em outsourcing de documentos permite posicionar-se no mercado como parceiro de valor comprovado, que compreende os desafios dos diferentes sectores permitindo que os clientes se foquem naquilo que fazem de melhor: o seu verdadeiro negócio.
Posicionando-se como uma marca orientada para o cliente, centrada na inovação tecnológica e qualidade, assume preocupações ao nível da responsabilidade social e preservação do meio ambiente.
Concentra o seu investimento na Pesquisa e no Desenvolvimento de novas soluções para a área das Tecnologias de Informação e faz parte de um grupo que actua em 160 países, de todos os continentes.
A Xerox Portugal opera em Portugal desde 1965 a partir da sua sede em Lisboa e com concessionários e parceiros autorizados espalhados por todo o país.
Para mais informações, por favor contacte:
Vanda Rosário
PRD3
T: 21 153 64 51
Telemóvel: 93 448 57 30
vanda.rosario@prd3.pt