Xerox cria uma calculadora que mede a eficiência do meio ambiente; Primeira na indústria em responder “Quanto ecológico é seu escritório?”.

A calculadora "decifra o código"; rastreia o consumo de energia, os desperdícios e as emissões de gases de efeito estufa da tecnologia de documentos; proporciona dados que respaldam decisões para diminuir o impacto ambiental no escritório.

mar 25, 2008 NORWALK, Connecticut, 25 de março de 2008 — Xerox Corporation (NYSE: XRX) deu a conhecer hoje a primeira Calculadora de Sustentabilidade da indústria desenhada para ajudar aos clientes a detectar oportunidades para diminuir o impacto ambiental e ao mesmo tempo reduzir os custos. A nova ferramenta de software da companhia mede o impacto geral que as tecnologias de documentos empregadas por uma empresa têm sobre o meio ambiente. A Calculadora de Sustentabilidade é a ferramenta de cálculo mais nova que está disponível hoje através da unidade de Serviços para Escritórios da Xerox. Avalia o ambiente atual no escritório, das impressoras, copiadoras e sistemas multifunção e depois mede os benefícios ambientais que poderiam alcançar em termos de energia e utilização de papel, desperdícios sólidos, água, ar e emissões de gases do efeito estufa. Esta ferramenta oferece aos clientes a primeira medição baseada em fatos do seu impacto no meio ambiente.

"Esta calculadora decifra o código para ajudar às empresas de qualquer envergadura a entender realmente "quão ecológico" podem ser seus escritórios", disse John Kelly, presidente, Serviços Globais da Xerox para América do Norte. "As mesmas pessoas que têm consciência do cuidado e da proteção do meio ambiente nos seus lares estão começando a trasladar essa consciência ao trabalho, mas em muitos casos, não sabiam por onde começar. Desenhamos a Calculadora de Sustentabilidade para que seja uma ferramenta efetiva de medição ambiental. Oferece aos clientes recomendações que possam pôr em pratica para ajudá-los a alcançar seus objetivos ecológicos e ao fazê-lo conseguirem economizar nos custos e obter os lucros quanto à eficiência que é inerente a um ambiente de escritório otimizado".

A Calculadora de Sustentabilidade no só rastreia a tecnologia dos documentos da Xerox mas também impressoras, copiadoras e dispositivos multifunção de outras companhias.

Para os escritórios que desejam uma medição rápida do seu impacto ambiental, se lançará hoje uma versão reduzida da calculadora completa na página Web da Xerox http://www.xerox.com/thoughtleadership. Quem visitar a página poderá dar uma olhada de como a calculadora pode ajudar de modo efetivo a sua empresa, independentemente da envergadura da mesma. A rápida medição baseada na Web oferece conselhos de como fazer e assessoramento sobre maneiras inteligentes de conseguir escritórios mais ecológicos.

Northrop Grumman intervém em importantes economias

Para a empresa de defesa global e tecnologia, Northrop Grumman Corporation, a calculadora pôde mostrar um sector no qual se economizou 27% no consumo de energia, 26% nas emissões de gases do efeito estufa e 33% nos desperdícios sólidos. Este setor de Northrop Grumman tinha mais de 2.000 impressoras, centenas de impressoras multifunção e copiadoras antes de aproveitar as vantagens dos Serviços para Escritórios da Xerox – os quais otimizaram o escritório a menos de 1.100 dispositivos.

Xerox carregou a calculadora com medidas e informação métrica tal como as especificações dos equipamentos e os padrões de uso com o número original de dispositivos. Logo, a calculadora avaliou a nova configuração do escritório e pôde demonstrar áreas nas quais a Northrop Grumman havia conseguido economias quanto à sustentabilidade. Xerox reportará as medidas nos equipamentos dos escritórios do Northrop Grumman ao longo do ano à medida que a companhia continue simplificando a configuração do escritório em outros seis setores dentro da empresa.

"Northrop Grumman está desenvolvendo uma variedade de estratégias para diminuir o impacto ambiental da nossa companhia", explicou Kraig Scheyer, vice-presidente de serviços administrativos da Northrop Grumman Corporation. "A Calculadora de Sustentabilidade da Xerox tem estado nos ajudando na área de equipamentos para escritório para medir quão longe tem chegado, onde estamos parados hoje e assim sabermos onde devemos centrar nossos esforços no futuro".

Como funciona?

A Calculadora de Sustentabilidade emprega logaritmos e pesquisa na avaliação de documentos para proporcionar dados sobre a frota completa de produtos de escritórios dentro de uma empresa, desde impressoras até dispositivos multifunção e copiadoras, independentemente de quem seja o fornecedor dos equipamentos. A Calculadora de Sustentabilidade também pode subministrar informação sobre o impacto de imprimir dupla face ou utilizar diferentes tipos de papel. As provas preliminares da calculadora demonstram que os clientes conseguem benefícios ambientais e também uma economia nos custos.

Depois da análise inicial que gera uma avaliação detalhada da sustentabilidade das suas operações, Xerox se associa com os clientes para criar um ambiente de escritório que economize energia. Algumas das mudanças podem ser tão simples como moverem dispositivos a outros lugares ou localizações até substituir produtos pessoais ou de uma função só por produtos multifunção. A calculadora também pode detectar oportunidades para que os clientes passem a utilizar o papel de modo mais inteligente e assim reduzir desperdícios. Proporciona informação sobre o impacto da impressão dupla face ou da utilização de diferentes tipos de papel.

"A meta da Calculadora de Sustentabilidade da Xerox é sinalar aos clientes a direção correta, identificar oportunidades onde o menor impacto ambiental se balanceia com o incremento dos resultados finais", comentou Patricia Calkins, vice-presidente do Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Xerox. "Unimos nossa liderança duradoura e inovadora na área da sustentabilidade com nosso profundo conhecimento do ambiente do escritório para criar uma ferramenta que ajude aos nossos clientes economizar recursos".

Caminhos mais inteligentes à ecologia

O interesse da Xerox na sustentabilidade data mais de 20 anos e se entrelaça em praticamente todos os aspectos de como desenha seus produtos e seleciona seus insumos. Seja para desenvolver um portfolio completo de papéis sustentáveis ou para ser uma das primeiras companhias em incorporar a especificação ENERGY STAR® em seus produtos, Xerox se associa com clientes, fornecedores e competidores para promover a prática do negócio sustentável. Alguns dos programas e produtos ecológicos criados e produzidos pela Xerox são:

  • A tecnologia da tinta sólida da Xerox utilizada em impressoras e dispositivos multifunç
    ão utiliza barras de tinta sem cartucho que geram 90% menos de desperdícios que os dispositivos lasers ou de jato de tinta.

  • As capacidades intuitivas de "apagado" nas impressoras de tinta sólida da Xerox adaptam-se aos padrões de impressão de um escritório e automaticamente mudam a modo de baixo consumo quando sabem que a impressora terá pouco uso, como por exemplo, durante o horário do almoço.
  • O toner de emulsão agregada é um adianto significativo na impressão a base de dispositivos lasers já que requer que uma menor quantidade de toner se deposite em uma página impressa e ao mesmo tempo utilize 25% menos de energia para imprimir, do que os anteriores tipos de toner.
  • O High Yield Business PaperTM (papel comercial de alto rendimento), criado utilizando 90% de uma árvore em vez de 45%, que é tipicamente utilizado para criar papel padrão branco para o escritório.
  • O Forest Stewardship Council (FSC) e o Programa para o Reconhecimento dos Sistemas de Certificação Florestal (PEFC por suas siglas em inglês) identificaram produtos de papel que se fabricam utilizando matérias primas procedentes de fontes certificadas e cuja origem pode se verificar desde a sua colheita até a distribuição.
  • Os projetos de pesquisa e desenvolvimento que estão encaminhados nos laboratórios da Xerox incluem o desenvolvimento do papel que pode ser apagado e reutilizado múltiplas vezes.

Combinados, todos estes esforços e alternativas ajudarão aos clientes a reduzir a utilização dos recursos, e em última instancia, o impacto ambiental que causam.

Sobre Xerox Corporation

Xerox Corporation é a empresa líder mundial na gestão de documentos que oferece à industria o portfolio mais amplo de sistemas de processamento de documentos em cores, branco e preto e insumos relacionados como também serviços de consultoria de gestão de documentos e serviços de terceirização a empresas de qualquer envergadura.

-XXX-

Contatos para a Mídia:

Elissa Nesbitt, Xerox Corporation, +1-585-423-3591, ou issa.nesbitt@xerox.com
Karen Arena, Xerox Corporation, +1-732-656-7861, ou karen.arena@xerox.com.

Nota: Para maior informação sobre a Xerox, visite http://www.xerox.com ouhttp://www.xerox.com/citizenship. Para comentários e para conhecer as perspectivas da indústria, visite http://www.xerox.com/blogs ou http://www.xerox.com/podcasts.
Xerox®, High Yield Business PaperTM a palavra Xerox e o símbolo de conexão esférico são marcas da Xerox Corporation registradas nos Estados Unidos da América e/ou em outros países.