Xerox anuncia mudança da sua marca histórica

jan 22, 2008 A Xerox Corporation anunciou a maior transformação de identidade corporativa da história da empresa. A nova mudança de logomarca reflete como a Xerox atua hoje no mercado – uma empresa com foco no cliente, idéias inovadoras e serviços de para processamento de documentos e informação, uma importante evolução em relação à imagem do passado ainda fortemente associada apenas à tecnologia que a empresa inventou para desenvolver o mercado de fotocópias no início do século XX. "Esta é a imagem que vai no ajudar a liderar o Século XXI", provocou a CEO da Xerox Corporation, Anne Mulcahy.

A logomarca foi desenvolvida pela Interbrand, após pesquisa global com funcionários, clientes e parceiros da companhia. O resultado final foi apresentado ontem (07/01) aos funcionários da Xerox de todo o mundo. "Nossa marca é um dos nossos ativos mais valorizados e o valor que ela traz para o nosso negócio é imensurável. A mudança vai ao encontro do conceito que a empresa pretende reforçar no processo de reposicionamento da marca: o de conexão entre empresas, consumidores e mercados", diz a presidente da Xerox Corporation, Ursula Burns.

O novo logotipo Xerox agora tem o nome da empresa todo escrito em caixa baixa, com um vermelho mais intenso e, pela primeira vez, está aliado a um símbolo: um globo cortado por dois traços que se cruzam, numa menção à letra "X", a primeira do nome da empresa. A logo busca passar a mensagem de uma empresa conectada, leve, dinâmica e mais rápida, informa o diretor de Marketing da Xerox do Brasil, Fábio Neves.

O processo de adoção global da nova identidade visual em todos os produtos da Xerox deve levar pelo menos 18 meses. De acordo com Neves, no Brasil a expectativa é de que a transição seja concluída em um ano, o que incluirá desde a troca nas fachadas dos prédios utilizados pela empresa até a campanha publicitária de apresentação da nova marca, programada para iniciar-se ainda neste primeiro trimestre com foco na mídia impressa e no marketing direto. A conta da Xerox é atendida mundialmente pela Y&R, e no Brasil está com a Wunderman, pertencente ao mesmo grupo.

No Brasil, as campanhas da Xerox exploram a mensagem de cor, alinhadas ao foco mundial: as impressoras coloridas, com lançamentos de produtos de vários preços, mais acessíveis também aos usuários domésticos. No total, foram mais de 100 modelos de impressoras coloridas lançados nos últimos três anos, boa parte deles com a finalidade de tornar os produtos de impressão mais acessíveis e fáceis de usar, de modo a manter a tradicional Xerox conectada às mutações do mercado.
O segmento representa 50% dos US$ 1,5 bilhões que a empresa investiu em parceria com a Fuji em pesquisa e desenvolvimento.

De acordo com o diretor de Marketing da Xerox Brasil, Fábio Neves, neste ano, a verba de marketing será praticamente dobrada, o que possibilitará também a continuidade da campanha "Brasil país da cor", que ajudou a empresa a aumentar em cerca de 200% a venda de impressoras coloridas no ano passado. A mudança de marca ocorre após um período de cinco anos de grandes investimentos em tecnologia de ponta.

Sobre a Xerox do Brasil

A Xerox do Brasil é uma empresa de tecnologia em processamento de documentos presente há 42 anos no país. Suas atividades de negócio incluem sistemas para produção gráfica de documentos digitais em alto volume, equipamentos de criação, reprodução ou impressão para escritórios de qualquer tamanho, e o maior conjunto de soluções e serviços para tratamento de documentos do mercado. A empresa conta com profissionais e parceiros de negócio em todo o país, incluindo seis filiais, fábricas e revendedores autorizados. Sua matriz, a Xerox Corporation, está presente em todo o mundo com 53.700 profissionais e um faturamento de US$ 15,9 bilhões. Mais informações podem ser obtidas em http://www.xerox.com.

-XXX-

Imagens e outras informações para a imprensa: Rafael Veras, XEROX DO BRASIL, tel.: 21-4009-1337 rafael.veras@xerox.com
Fabrícia Rosa, Máquina da Notícia, tel.: 221-3478-3103 fabricia.rosa@maquina.inf.br