CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ARTES GRÁFICAS XEROX – SENAI/SP RECEBE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Trabalho desenvolvido pelo Digital Print Educational Center — DPEC recebe o EDSF Excellence in Education Awards; Entidade formalizará reconhecimento durante Disgshow’ 07

abr 27, 2007 Fundada pela Xplor International em 1994, a Electronic Document Systems Foundation – EDSF acaba de conferir à escola de capacitação em tecnologia de impressão gráfica digital da Xerox com o Senai-SP, seu principal reconhecimento internacional, o EDSF Excellence in Education Awards. O prêmio foi conferido ao Digital Print Educational Center — DPEC esta semana como um reconhecimento mundial à qualidade e aos resultados já obtidos pelo centro na iniciativa que é considerada a maior e mais completa do gênero para formação profissional em artes gráficas e impressão digital de toda a América Latina.

As instituições e personalidades premiadas nas cinco categorias do EDSF Excellence Awards serão agraciadas esta semana em uma solenidade organizada durante a exposição "On Demand", que acontece de 16 a 19 de abril em Boston, nos Estados Unidos – http://www.ondemandexpo.com/ondemandexpo2007/v42/index.cvn.

O premio concedido ao DPEC será oficializado no Brasil em uma cerimônia durante o Digishow' 07 – de 29 a 31 de maio, em São Paulo. Mais informações sobre a premiação, as categorias e o EDSF estão disponíveis em http://www.edsf.org/excellence.cfm.

Resultado de uma parceria entre a Xerox e a Escola SENAI Theobaldo de Nigris, o DPEC já capacitou mais de 5 mil profissionais, não apenas do Brasil mas de toda a América Latina. O DPEC inclui investimentos de mais de US$ 1,5 milhões para reunir as principais plataformas de produção gráfica digital colorida e monocromática existentes no mercado.

Situado na Rua Bresser, 2315 – bairro da Mooca, em São Paulo, o centro tem cerca de 700 metros quadrados, e desde sua inauguração, atende a estudantes matriculados nos cursos de especialização técnica do Senai. Em convênio com entidades do setor, o centro recebe também profissionais da indústria interessados em reciclar seus conhecimentos ou testar novas técnicas de trabalho. O DPEC conta com a parceria de empresas como Adobe, EFI e Ripasa e entidades como a ABTG para viabilizar o aprendizado das melhores técnicas de editoração e produção gráfica digital disponíveis no mercado.

Principal representante da EDSF no Brasil, Hamilton Terni Costa, que já presidiu importantes entidades do setor gráfico no Brasil como a Abraform e ABTG reconhece a importância da premiação ao DPEC: "A escolha de uma escola da América Latina para este reconhecimento de nível mundial traz uma sinalização muito importante para toda a indústria gráfica. O fato do DPEC ter sido escolhido demonstra o equilíbrio de conhecimento que existe hoje entre a tecnologia e as técnicas de aprendizado disponíveis no Brasil com aquilo que é praticado no primeiro mundo. – um verdadeiro reconhecimento de excelência", afirma.

A reputação, tradição e abrangência da Escola SENAI Theobaldo de Nigris, como referência nacional em qualificação profissional do setor legitima a conquista."Ficamos imensamente lisonjeados com esta oportunidade de nos juntarmos a um grupo seleto de instituições de nível mundial, demonstrando efetivamente o quanto estamos no rumo certo na formação de futuros profissionais aptos a atuar no país ou em qualquer outro lugar do mundo com a mesma qualidade", acrescenta Manoel Mantegas, diretor da Escola SENAI Theobaldo de Nigris.

Para Clóvis Castanho, diretor de negócios em Artes Gráficas da Xerox, por sua vez, o EDSF Excellence in Education Awards coloca o DPEC e o Senai entre as mais importantes instituições de ensino do mundo em um momento de crescente demanda do mercado para formação e qualificação de mão-de-obra especializada em impressão digital. "Não há dúvidas de que existe hoje uma percepção muito maior em relação às vantagens estratégicas dessa tecnologia frente à nova realidade do mercado gráfico nacional", comenta Clóvis Castanho. "As atuais demandas do mercado apontam cada vez mais para a utilização intensiva de dados variáveis e cor na produção de documentos em alto volume. Isso requer mão-de-obra especializada, tanto para lidar com as novas tecnologias existentes, quanto para saber conjugá-las da melhor forma possível com as ferramentas existentes", explica. "É um grande orgulho para a Xerox poder contribuir com mais esta expectativa do mercado e de nossos clientes".

-XXX-

Outras informações para a imprensa:

Rafael Veras, XEROX DO BRASIL, tel.: 21-4009-1337 rafael.veras@bra.xerox.com