XEROX ANUNCIA FOTOBRAS COMO NOVO CANAL PARA O MERCADO GRÁFICO E DE IMPRESSÃO CORPORATIVA EM ALTO VOLUME

Estratégia que fortalece a capilaridade da empresa no país segue tendência mundial para acelerar o esforço de suporte à transformação da indústria gráfica com tecnologia digital

mar 14, 2007 A Xerox anuncia esta semana a Fotobras (www.fotobras.com.br) como seu mais novo canal comercial no Brasil para o mercado gráfico e de impressão corporativa em alto volume. A ação está entre as primeiras iniciativas do ano da divisão de negócios da Xerox com sistemas de produção gráfica e impressão corporativa para ampliar a disponibilidade de equipamentos e soluções integradas para um dos segmentos de maior crescimento em todo o mundo.

Além das mais de 20 mil gráficas existentes no Brasil, empresas de todas as indústrias, que fazem uso intensivo de impressão colorida e personalizada com dados variáveis, vêm ampliando as funcionalidades de seus parques gráficos com tecnologia digital em todo o país. A crescente demanda do mercado por tecnologia digital Xerox, que já contava com a Gutenberg Máquinas e Materiais Gráficos desde 2005, agora também poderá contar com a parceria da Fotobras como representante nacional Xerox para o segmento de gráficas comerciais. A iniciativa reafirma a atenção da empresa ao segmento que já representa aproximadamente 28% de sua receita no país e tem registrado importante crescimento de demanda nos últimos anos, sobretudo em tecnologia cor de alto volume ou equipamentos de média e baixa produção.

"Esta é mais uma demonstração da atenção que estamos dando a este mercado no Brasil, avançando ainda mais em nossa cobertura com ofertas cada vez mais alinhadas às expectativas de um mercado em plena revolução. Em todo o mundo, o novo negócio da impressão tem se baseado na sofisticação de produtos e serviços com tecnologia digital, ampliando as potencialidades de um segmento que até muito recentemente era absolutamente orientado à tecnologia OffSet. Hoje, tanto a indústria gráfica quanto o mercado corporativo estão muito atentos às enormes oportunidades de negócio ligadas à comunicação dirigida e ao marketing de relacionamento, por exemplo, impulsionando a demanda pela tecnologia digital, onde estamos seguros em oferecer a melhor proposta de valor do mercado", afirma Ricardo Karbage, diretor-executivo em sistemas de produção gráfica e impressão corporativa da Xerox do Brasil.

De imediato, a Fotobras passa a comercializar toda a oferta de equipamentos digitais de impressão em cores ou monocromáticos da linha Xerox incluindo as famílias DocuTech, DocuColor, Nuvera, iGen3, além de produtos para impressão em grandes formatos para os segmentos de design, engenharia e arquitetura, e também os aplicativos de integração de fluxos de trabalho e gestão de ambientes gráficos como o FreeFlow e o ProfitAccelerator.

"A Fotobras sempre foi pioneira, à frente do mercado em termos de tecnologia. Faz todo sentido nos associarmos à Xerox, para que também possamos estender aos nossos clientes o estado-da-arte em tecnologia de impressão," disse José Wady, presidente da Fotobras. "Nosso objetivo é agregar valor e ajudar a acelerar o esforço de migração do mercado OffSet para que as empresas possam se beneficiar da tecnologia digital", conclui Wady, com a experiência de que já atende mais de 8.500 empresas do mercado OffSet no Brasil inteiro.

Com sede em São Paulo, e filiais em Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e representantes nas principais cidades do país, a Fotobras fornece tecnologia profissional, serviços de vendas e de marketing há mais de 33 anos para empresas nas áreas gráfica, médica e de imagem digital, com uma equipe que inclui mais de 200 colaboradores diretos e indiretos.

Sua unidade industrial inclui infra-estrutura de câmaras escuras, com temperatura e umidade controladas, para corte de filmes gráficos, radiológicos, além de laboratório para análise e controle de qualidade. A empresa também importa, industrializa e distribui filmes, chapas e equipamentos para artes gráficas, filmes para raios-X, e outros produtos para área médica como cateteres, stents, poliéster, laserfilm, plotters, mídias e papéis especiais, com marca própria, além de atuar como agente para importação direta, tendo como parceiros as principais companhias em seus respectivos segmentos.

Xerox tem novo canal para o mercado gráfico também na Argentina

A expansão do número de canais para o segmento gráfico segue uma tendência mundial para a Xerox Corporation. No final do ano passado, a Xerox Argentina também anunciou parceria com a MAN Ferrostaal Argentina, fortalecendo a presença da empresa naquele país que já contava com a Novaprint desde setembro de 2006.

Subsidiária do grupo MAN que tem sede na Alemanha, a MAN Ferrostaal Argentina atua na venda, distribuição, instalação, financiamento e suporte técnico de máquinas para diversas indústrias, incluindo o setor gráfico, de plástico, metal-mecânica e alimentação, e também fornece suprimentos para as indústrias química e de petróleo, usinas de eletricidade e manufaturas em geral.

"Com esses dois novos VARs (Value-Added Resellers) em nossa lista, estamos ainda mais preparados para dar suporte a este mercado de rápido crescimento e continuar demonstrando o quanto levamos a sério as artes gráficas e a indústria de impressão comercial na América Latina," acrescenta Valerie Thomassin, vice-presidente do grupo de sistemas de produção da divisão de operações para mercados em desenvolvimento da Xerox Corporation. "Empresários do mercado de impressão de todos os países da América Latina estão integrando o OffSet com a tecnologia de impressão digital para poder oferecer aos seus clientes ciclos de processos mais curtos, impressão sob demanda, personalização e impressão com dados variáveis."

No mundo todo, o volume de instalação de impressoras de produção coloridas cresceu 40%, reflexo da aceleração da procura por equipamentos como a impressora digital de produção iGen3 e da forte e contínua demanda por equipamentos como a DocuColor 5000 e a multifuncional DocuColor 240/250.

-XXX-

Imagens e outras informações para a imprensa:

Rafael Veras, XEROX DO BRASIL, tel.: 21-4009-1337 rafael.veras@bra.xerox.com