Xerox demonstra no UITP Milão 2015 solução para pagamento de transporte público através de Smartphones

A Xerox acaba de desenvolver uma solução voltada para dois tipos de desafios interligados e que, normalmente, os operadores de transporte público enfrentam: oferecer aos usuários mais formas de pagamento sem a necessidade dos bilhetes e atrair motoristas para essas funções. A Xerox demonstrou durante o UITP World Congress and Exhibition 2015, o maior evento do setor de transporte público do mundo, uma solução fácil de usar, chamada Xerox Seamless, que fornecerá um novo modelo para pagamentos de transporte público através de smartphones. O evento aconteceu até a última quarta (10/06), em Milão, Itália.

Baseado na tecnologia patenteada da Xerox, o Xerox Seamless poderá ser utilizado em trens, ônibus, metrôs, VLTs, terminais de integração de transporte público com estacionamento e até mesmo no transporte solidário, sendo atraente para uma ampla gama de usuários. As duas vantagens principais são:

• A solução é universal. Projetado independentemente de cartões SIM e compatível com todas as operadoras de telefonia móvel. A instalação é rápida e fácil, tanto para os operadores de transporte quanto para os usuários utilizarem. Oferece as mesmas garantias de segurança, que as bilheterias com sensor de contato de bilhetes.

• A solução remove barreiras para as pessoas que utilizam um sistema de transporte desconhecido. Os turistas, por exemplo, podem acessar facilmente os serviços sem a necessidade de saber sobre as convenções locais de bilhetes.

Como o sistema funciona

Os operadores simplesmente instalam as etiquetas Near Field Communication (NFC) fornecidas pela Xerox em sua rede de transporte. As etiquetas são tecnicamente mais simples do que a maioria dos outros validadores de bilhetes. Eles usam um método patenteado, desenvolvido pelas equipes de pesquisa da Xerox dos centros de Grenoble e Valence, França, para assegurar as transações criptografadas e transmiti-los até mesmo de lugares sem conectividade de rede.

“Os validadores tradicionais exigem uma conexão forte com a internet, muitas vezes tornando-se complexo e dispendioso para os operadores de transporte público para instalação”, disse Jo Van Onsem, presidente do grupo Setor Público Internacional da Xerox. “Com a solução Xerox Seamless, as etiquetas podem ser facilmente instaladas sem a necessidade das bilheterias com sensores de contato.”

 

A solução Xerox Seamless virá com um aplicativo de smartphone que torna mais fácil para o cliente de transporte público gerir a sua viagem. Basta apenas o usuário baixar o aplicativo e se cadastrar. A cobrança é processada automaticamente, com base nas viagens concluídas nos vários fornecedores de transporte público.