Novo diretor da Xerox Brasil faz projeções e apresenta números do setor de artes gráficas em evento

(Foto: Yuri Zoubaref)

Em ação da Xerox, o novo diretor-executivo de negócios para o mercado de impressão digital de alto volume e soluções para o mercado de Artes Gráficas, Luis Iglesias, apresentou em São Paulo perspectivas do setor. Segundo ele, cerca de 52 trilhões de páginas impressas são produzidas todos os anos no mundo todo, a imensa maioria em tecnologia Offset. Mas as aplicações de maior valor agregado para o cliente final e para o impressor são resultado da crescente expansão da tecnologia digital. Iglesias avalia que o caminho para a potencialização do negócio é a coexistência de ambas as tecnologias, Offset e digital, e o pleno aproveitamento do melhor potencial de cada uma.

“Os segmentos editorial, promocional, e de embalagens têm grande potencial de crescimento através de um maior aproveitamento de recursos da impressão digital. Na última década, a impressão digital registrou um crescimento global de 412%. Isso se deve ao maior acesso, disponibilidade de recursos e facilidade de uso de tecnologias para gerar valor percebido pelo cliente, entregando maior leque de serviços qualificados a custos menores”, afirmou Iglesias.

Em encontro realizado na semana passada, em São Paulo, com representantes da indústria e a imprensa, Luis Iglesias destacou que o segmento de embalagens representa 6% do mercado global de artes gráficas, e que a produção de rótulos e etiquetas ocupa 10% do valor total de páginas impressas. Já no setor de livros, a impressão digital se apresenta como solução viável para editoras que enfrentam o desafio diversificar títulos e públicos com publicações direcionadas e tiragens menores.

“É nesse contexto que a tecnologia digital complementa melhor o instrumental técnico do impressor que já está acostumado com o Offset tradicional. O digital agrega maior flexibilidade e produtividade ao ambiente de produção agregando oportunidades de receita com pequenas tiragens e personalização. Na indústria editorial, esse universo engloba tendências que vão dos trade books e livros corporativos ao conteúdo didático e materiais escolares. A personalização e a maior diversidade de gramaturas e substratos também permite que a tecnologia digital agregue muito às indústrias de embalagens e ao segmento de comunicação gráfica promocional. De olho nesse mercado, a Xerox adquiriu no ano passado a Impika, para desenvolvimento, produção e comercialização de soluções de impressão inkjet que traz uma infinidade de solução de produção gráfica voltadas para manufatura, varejo, segurança, etiquetagem e embalagem”, disse.

Para o diretor-executivo de Artes Gráficas da Xerox, a estratégia ideal é oferecer produtos, aplicações e serviços diversificados no portfólio. “É importante para ‘conversar’ com todos os segmentos. Não basta falar com as gráficas apenas, é preciso alcançar as editoras. Criar sinergia perante as demandas do mercado, abordando de modo mais amplo. Na Xerox estamos alinhados e integrando todos esses atores”, complementou o executivo.

Iglesias ainda abordou o setor de fotografia e formaturas, onde os mais recentes lançamentos da linha de baixa produção e acabamento tem possibilitado o aprimoramento de funcionalidades para uma série de aplicações voltadas ao desenvolvimento de photobooks, álbuns, posters, catálogos e material promocional de alta qualidade.

“O nosso compromisso é com o desenvolvimento do mercado. Queremos ajudar nossos parceiros e clientes a encontrar novas fontes de receita e a buscar oportunidades pensando fora do quadrado. Esse é o grande desafio contemporâneo das empresas fabricantes e provedoras de soluções tecnológicas”, conclui Iglesias.

Perfil Luis Iglesias

Com experiência acumulada em décadas de atuação no mercado gráfico e no desenvolvimento de soluções de impressão digital, nos últimos dois anos foi sócio-diretor em vendas e marketing da Comprint-Indústria e Comércio de Materiais Gráficos, gerenciando diferentes linhas de soluções do segmento gráfico (Impressão Digital de Alta Produção HP Indigo, acabamento AB graphics, impressão convencional OMET e Inkjet Atlantic Sizer/Konika Minolta e Kyocera).

Antes disso atuou também como Country Manager na HP Indigo, onde gerenciava a divisão de negócios de impressão digital de Alta Produção da HP Brasil (HP Indigo e Inkjet Highspeed Production Systems). Iglesias tem uma longa trajetória anterior na Xerox onde ocupou diversas posições de liderança nas áreas de Impressão Eletrônica, vendas e Marketing, sempre com grande foco no segmento gráfico.

Mais informações para Imprensa – Xerox

Roberta Ribeiro, Máquina da Notícia – roberta.ribeiro@grupomaquina.com – (21) 3478-3105 / 98604-6000

Sabrina Netto, Máquina da Notícia – sabrina.netto@grupomaquina.com – (21) 3478-3124 / 8604-3333

Rafael Veras, Xerox do Brasil – rafael.veras@xerox.com – (21) 4009-1337 / (21) 99116-7959

 

Para receber RSS feeds de notícias, visite http://news.xerox.com/rss; www.facebook.com/xeroxdobrasil

Para comentários, perspectivas e pontos de vista da indústria, acesse:  http://twitter.com/xeroxcorp / http://twitter.com/rafaelveras2