Cientistas da Xerox compartilham inovações que ensinam computadores a “enxergar”, pensar e ajudar humanos nos trabalhos diários

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Wr7iIyT3024[/youtube]

 

 

Vinte líderes cientistas da Xerox participaram da IEEE Computer Vision/ Pattern Recognition, em Ohio, Estados Unidos, junto com pesquisadores do Google, Facebook, Microsoft Research, Amazon, entre outras instituições acadêmicas renomadas mundialmente, apresentando durante a conferência pesquisas com foco em formas de tornar computadores “mais humanos”, imitando a forma como o cérebro processa o pensamento e visão.

Constantemente próximo ao limiar entre realidade e representações hollywoodianas de inteligência artificial, o encontro anual, ocorrido no fim de junho, mostrou o que os melhores cientistas do mundo estão produzindo para desenvolverem máquinas capazes de “ver” e dar sentido ao mundo e frequentemente, ampliando as capacidades humanas.

“A Xerox mostrou em primeira mão o conhecimento sobre algumas indústrias, e é uma pioneira em ensinar computadores a extraírem análises significativas e acionáveis a partir de imagens e vídeos”, disseRaja Bala, principal cientista da Xerox em Webster, Nova Iorque.  “Embora tenha acontecido um progresso significativo nos últimos anos, uma série de desafios científicos precisam ser resolvidos.”

Abaixo algumas das pesquisas apresentadas pela Xerox na conferência:

Detector de motoristas que utilizam telefones celulares enquanto dirigem

Motivados pelo impacto desse comportamento na saúde pública e propriedade, vários estados e governo federal de diversos países proíbem a utilização de telefone celular enquanto as pessoas dirigem. Os cientistas da Xerox criaram um sistema com câmeras nas estradas que utilizam tecnologia de reconhecimento de padrões para detectar se um motorista está utilizando telefone celular.

Transformando smartphones em um professor de autoescola

Pesquisadores, em Webster (Nova Iorque), também trabalham em um projeto de visão computacional que pode transformar um smartphone em assistente de direção. Usando tecnologia de detecção facial, o dispositivo estima a direção do olhar do motorista, por exemplo, e calcula se o condutor está distraído e sem atenção na estrada.

Produzindo imagens mais atraentes aos olhos

Pesquisadores da Xerox Europa em parceria com a Harvard University estão estudando o que primeiro atrai a atenção das pessoas ao olharem uma imagem. Compreender do que é composto esse elemento atraente aos olhos permite prever antecipadamente para onde as pessoas olharão diante de uma cena, uma foto ou um jogo.

Fazer o sentido de grandes dados na visão computacional – as assinaturas de imagem

Imagens e vídeos compõem 90% do tráfego diário da internet. Para explorar e utilizar esta enorme quantidade de dados é necessário tecnologia que analise automaticamente determinada imagem e crie uma “assinatura visual” única que a diferencie de outras imagens. . A Xerox Research Centre Europe (XRCE) inventou e patenteou uma metodologia de última geração que cria tais assinaturas de forma extremamente compacta e fácil, confrontando métodos de aprendizagem profunda e atuais para problemas desafiadores, como o reconhecimento da marca e modelo de um carro, por exemplo. O método desenvolvido por XRCE está sendo aplicado em soluções inovadoras no varejo e negócios de gestão de documentos. (http://www.xrce.xerox.com/About-XRCE/News/Announcements/XRCE-and-INRIA-win-2013-International-Challenge-on-Fine-Grained-classification-FGComp/%28language%29/eng-GB)

Pombo ou pomba? Projetando perguntas de ‘ouro’ em tarefas complexas crowdsourcing

O crowdsourcing é frequentemente utilizado como um fórum para encontrar pessoas para classificar imagens, mas apresenta desafios quando especialistas em determinados assuntos são necessários (como ornitólogos para identificar espécies de pássaros), uma vez que tais especialistas são raros em plataformas de crowdsourcing. Para ajudar as pessoas que não são especialistas, os centros de pesquisa da Xerox na Europa e Índia criaram um sistema que permite fazer um filtro inicial e propor um limitado número de categorias para escolhas. O sistema inclui automaticamente perguntas de “ouro” para identificar anotadores não confiáveis e garantir a qualidade das classificações.

Lideranças da Xerox em visão computacional

A Xerox realiza pesquisas do segmento de visão computacional nos seus centros localizados em Nova Iorque e França. O Xerox Innovation Group também colabora com as principais instituições acadêmicas do mundo, incluindo Oxford, Harvard, o Instituto Nacional Francês para Pesquisa em Ciência da Computação (INRIA), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Carnegie Mellon, a universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Penn State University, Notre Dame e University of Maryland.

Sobre a Xerox

Desde a invenção da cópia xerográfica, há 75 anos, as pessoas na Xerox (NYSE: XRX) vêm ajudando empresas a simplificarem a forma como o trabalho é feito. Hoje, somos líderes globais em processos de negócios e gestão de documentos. Ajudamos pessoas do mundo todo a serem mais eficientes para que elas possam dar melhor atenção às suas próprias atividades de negócio. Com sede em Norwalk, Connecticut, mais de 140 mil profissionais da Xerox atendem a clientes em 180 países, fornecendo serviços para negócios, equipamentos de impressão e softwares para organizações comerciais e governamentais. A empresa atua no Brasil desde 1965 com uma ampla operação de serviços e o mais abrangente portfólio do mercado em impressoras e multifuncionais para todo tipo de demanda, atendendo desde as pequenas e médias empresas a escritórios, organizações de todas as indústrias e o mercado de artes gráficas. Saiba mais em www.xerox.com.

Mais informações para Imprensa – Xerox

Roberta Ribeiro, Máquina da Notícia – roberta.ribeiro@grupomaquina.com – (21) 3478-3105 / 98604-600

Sabrina Netto, Máquina da Notícia – sabrina.netto@grupomaquina.com – (21) 3478-3124 / 8604-3333

Rafael Veras, Xerox do Brasil – rafael.veras@xerox.com – (21) 4009-1337

Para comentários, perspectivas e pontos de vista da indústria, acesse: www.facebook.com/xeroxdobrasil ou http://www.facebook.com/XeroxCorp.

Xerox®, Xerox and Design®, Versant, FreeFlow®, XMPie® and ProfitAccelerator® são marcas da Xerox registradas no Brasil e/ ou em outros países.