Xerox comemora aniversário de 70 anos da Xerografia

Invenção permitiu a criação e o compartilhamento de informações que hoje representam trilhões de cópias e impressões todos os anos.

out 21, 2008 – A Xerografia completa 70 anos amanhã. A primeira cópia xerográfica de que o mundo tem notícia foi realizada no dia 22 de outubro de 1938 em um laboratório improvisado atrás de um salão de beleza em Astoria, no Queens, bairro da cidade de Nova York (EUA). A invenção, que pode ser vista no Instituto Smithsonian, foi criada por Chester Carlson, cientista e advogado de patentes, que estava decidido a encontrar uma maneira simples de reproduzir documentos.

Se ainda estivesse vivo, Carlson estaria surpreso ao saber que seu invento permitiu uma revolução no mundo da informação. A xerografia fez com a informação estivesse disponível a qualquer momento, o que ampliou o conhecimento em todo o mundo. Segundo a consultoria independente Infotrends, foram realizadas cerca de três bilhões de cópias e impressões em todo o mundo somente em 2008, a partir de produtos desenvolvidos com a tecnologia inventada por Carlson.

“O uso efetivo da informação está hoje no cerne de todo negócio global, e a invenção de Chester Carlson quebrou a barreira que mantinha esse conhecimento distante daqueles que precisavam dele”, disse Sophie Vandebroek, Gerente-Geral de Tecnologia e presidente do Grupo de Inovação da Xerox Corporation.

A fim de encontrar alternativas que viabilizassem a reprodução de documentos sem recorrer a algum tipo de método fotográfico, Carlson fez uma experiência com cargas eletro estáticas e materiais fotocondutores – propriedades elétricas que se modificam quando são expostas a luz. O processo que ele chamou de xerografia tem origem nas palavras gregas xeros, que significa “seco”, e graphein, que significa “escritura”. No entanto, o cientista teve que esperar a aproximadamente duas décadas e a quebra da Haloid, uma pequena empresa do norte do estado de Nova York, para a Xerox Corporation, então, decidir comercializar o seu processo.

Desde então, o volume de informações, em qualquer formato, explodiu e a mesma companhia que lançou a era do “compartilhamento” hoje ajuda seus clientes a navegar pela “sobrecarga de informações”. As inovações desenvolvidas pela Xerox são integradas a novos produtos, soluções e serviços, e utilizadas como base para novos negócios. Em 2007, a companhia obteve em todo o mundo 584 patentes de uso norte americano, com um aumento de 5% em comparação com o montante auferido no ano anterior.

Contatos para imprensa:
Rafael Veras, Xerox do Brasil, 21- 4004-1337- rafael.veras@xerox.com

Ana Paula Kalsing, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3101- ana.kalsing@maquina.inf.br

Fabrícia Rosa, Máquina da Notícia, tel: 21- 3478-3103 – fabricia.rosa@maquina.inf.br

Legenda para fotos:

1- Chester Carlson volta a apresentar a invenção original que havia realizado em Astoria, em 1938, quando criou a primeira imagem xerográfica usando eletricidade estática, enxofre cristalino, lycopodium em pó. A foto foi realizada em 1962, dois anos após o lançamento da primeira fotocopiadora, a Xerox 914.

2- Esta é a primeira impressão xerográfica, que se encontra no Instituto Smithsonian, onde aparecem a data do documento (22 de outubro de 1938) e local (Astoria, Queens).

Nota: Para mais informações sobre a Xerox, acesse http://www.xerox.com.br.