XEROX JÁ RESPONDE POR 50% DO VOLUME MUNDIAL DE PÁGINAS COLORIDAS IMPRESSAS COM TECNOLOGIA DIGITAL

TRINTA BILHÕES DE PÁGINAS IMPRESSAS: XEROX DESENVOLVE CRESCIMENTO DO RENTÁVEL MERCADO DE IMPRESSÃO DIGITAL EM CORES

set 10, 2007 — A notícia: Xerox anuncia novas ferramentas para aumento de produtividade e qualidade de imagem para seu principal produto, a impressora iGen3, para ajudar seus clientes a explorar o crescente mercado da impressão digital em cores.

O contexto: Novidades tecnológicas e aplicações em demonstração na GraphExpo, maior feira da indústria nos Estados Unidos,

O motivo: Resposta à procura de clientes por tecnologia de apoio ao desenvolvimento de peças digitais de alto volume em cores como materiais promocionais, malas diretas e "photo books"

Só no ano passado, mais de 30 bilhões de páginas foram impressas com tecnologia Xerox, e de acordo com a pesquisa realizada pelo instituto InfoTrends, a base instalada de impressoras digitais Xerox de alta produção já responde por cerca de 50% de todo o volume mundial de páginas impressas produzidas por equipamentos digitais de alta velocidade em cores.

A Xerox apresenta este mês um novo conjunto de ferramentas para aperfeiçoamento de imagem e economia de tempo buscando ampliar ainda mais a produtividade da impressora digital de produção iGen3®, carro-chefe do portfólio da empresa. As novidades incluem uma nova suíte de automação de cor, Xerox FreeFlow® Print Server e Xerox CX Print Server, em parceria com a Creo(TM), e ferramentas aprimoradas de manutenção para ajudar gráficas comerciais e operações in-house em todo o mundo a explorar oportunidades no rentável mercado de impressão digital em cores.

As novas ofertas ampliam o portfólio cor da Xerox oferecendo recursos para que seus clientes consigam construir processos de alto valor agregado com uso de cores, e assegurando que cada trabalho de impressão seja produzido da forma mais rápida e com o menor desperdício possível, da primeira a última impressão, ampliando a produtividade de todo o ambiente. Os novos servidores de impressão e suas ferramentas estão em demonstração da GraphExpo, de 9 a 12 de setembro, em Chicago, nos Estados Unidos.

"Páginas em cores geram receitas maiores do que aquelas em preto e branco, e isto é uma poderosa proposta para impulsionar a estratégia de crescimento de nossos clientes. Eles vem pedindo ferramentas que ajudem a expandir suas atividades de negócio em cores e esta é a nossa resposta", anuncia Quincy Allen, presidente da divisão de negócios Xerox Production Systems Group. "A impressora iGen3 proporciona a produtividade e a qualidade de imagem impressa que as empresas provedoras de serviços gráficos precisam para diversificar seu cardápio de ofertas. A equação é simples: mais trabalhos de impressão em cores equivalem a um maior volume de páginas e maior lucro".

Consistência automática de cor gera economia
Nas impressoras iGen3 equipadas com controladora de impressão Xerox FreeFlow DocuSP® 5.1 ou servidor de impressão Xerox FreeFlow, a suíte para automação da qualidade de cor aprimora o processo de conferência do sistema de cores e o processo de calibração, acelerando as rotinas de manutenção diárias que ajustam a impressora para saídas de maior fidelidade e consistência. Isso confere ao equipamento um resultado final de impressão que está entre os melhores de toda a indústria, semelhante ao obtido por meio de impressão offset, e garante fidelidade de cor em tarefas de impressão sejam elas inteiramente produzidas em iGen3 ou passando por diferentes equipamentos – requerimento fundamental para profissionais da indústria gráfica e seus clientes. A automação destes processos economiza tempo para que outros trabalhos sejam finalizados. O processo de automação da qualidade de cor é obtido pela Xerox, através da utilização de um espectrofotômetro interno, dispositivo que mede a luz refletida em vários comprimentos de onda dentro do espectro de luz visível, como parte integrante do processo de criação de imagem, no trajeto feito pelo papel na iGen3. Os clientes podem tirar proveito de três módulos disponíveis na suíte:

  • Conferência automática de cor – Confere o estado do sistema e verifica a qualidade de cor usando testes padrão com múltiplas dimensões de cor. O teste pode ser feito de forma rápida, oferecendo segurança de que o sistema está pronto para reproduzir cores precisas, e eliminando a necessidade de executar outros passos como, por exemplo, a calibração, se o sistema não acusar outra necessidade neste sentido.
  • Calibração automática – A qualidade de saída em cores pode ser alterada por uma variedade de razões, incluindo alterações de temperatura, umidade, e uso diário do equipamento. A calibração é necessária para retornar o dispositivo de impressão ao estado padrão. Este processo pode ser inteiramente automatizado, ao invés de ser feito manualmente. com isso, operadores não precisam interromper seu trabalho em outras atividades ou lembrar de calibrar o equipamento de tempos em tempos.
  • Calibração de cores spot (cores específicas) – Peças de marketing promocional, marketing direto, cartões de visita e catálogos, frequentemente incorporam cores spot para representar identidade de marca, para capturar atenção. Nuances corporativas "oficiais" são tipicamente baseadas na utilização de cores Pantone certificadas. A calibração de cores spot efetua a leitura das características de valor das cores do dispositivo de impressão e os compara com os valores de referência previamente definidos, modificando assim a receita CMYK particular a cada cor spot, conforme necessário para reproduzir cores Pantone certificadas. Isto garante fidelidade de cor no decorrer de todo o trabalho a ser impresso, e reduz drasticamente a quantidade de intervenções manuais por parte do operador.

"Temos concentrado nossos trabalhos de maior qualidade na impressora iGen3 em linha com nossa estratégia de buscar constantemente formas de maximizar nossa produtividade para melhor atendermos as expectativas de nossos clientes", admite Robert Kashan, CEO da EarthColor, uma das maiores gráficas comerciais dos Estados Unidos. "Otimizar a qualidade dos processos de impressão em cores se traduz na capacidade de aceitarmos novos trabalhos, crescemos em receita e oferecemos maior valor para nossos clientes".

Maior produtividade no equipamento
Aperfeiçoamentos adicionais foram incluídos na impressora digital permitindo que clientes usuários de equipamentos Xerox iGen3 consigam efetuar mais do que suas próprias rotinas de manutenção, simplificando as operações. Isto é importante para minimizar o tempo de espera entre um trabalho e outro, aumentando a capacidade de produção. Rotinas que antes só poderiam ser efetuadas por meio de manutenção técnica agora podem ser conduzidas diretamente pelo operador, o que representa maior controle sobre o equipamento, produtivida
de e ganho de tempo. Outros benefícios incluem biblioteca estendida de mídias e especificações de papel, e backup de configurações com o toque de um botão.

Dois novos servidores de impressão disponíveis para a impressora iGen3
O servidor de impressão Xerox FreeFlow, desenhado para proporcionar imagens de qualidade superior, facilidade de operação e simplificação na integração com fluxos de trabalho, encontra-se agora disponível para a impressora Xerox iGen3, assim como já acontecia com as impressoras/copiadoras digitais em cores DocuColor® 242/252/260. O novo servidor soma-se à bem-sucedida plataforma Xerox FreeFlow DocuSP, utilizada por milhares de operações in-house e gráficas do mundo todo. O servidor de impressão FreeFlow oferece uma ferramenta consistente para gerenciamento de cores através de toda a cadeia de ambientes de impressão, incluindo sistemas híbridos digitais e offset – para maior controle e replicabilidade.

Outra característica de produtividade inclui uma interface gráfica personalizável e de fácil manuseio que permite a manipulação de filas de impressão com recursos do tipo "drag and drop"; capacidade de processamento que atende aos mais complexos trabalhos de impressão; botão para simplificar o backup de trabalhos, perfis e configurações; e fluxo integrado de trabalhos PDF e JDF.

O CX Print Server também está disponível para impressoras iGen3. O servidor inclui editor de cor spot que assegura maior fidelidade de cor e consistência entre dispositivos digitais em cores por meio de combinação especial de cores – como aqueles utilizados em logos de empresas – com CMYK fixo para cada cor spot. Outra nova funcionalidade inclui uma ferramenta para restauração de impressão que retoma trabalhos interrompidos, um sistema de imposição contínua, que evita o desperdício de folhas, e um sistema de provas passo-a-passo que permite os mais precisos ajustes do sistema.

Novidades estarão disponíveis no Brasil em 2008
A suíte de automação da qualidade de cor já está disponível nos Estados Unidos para clientes que operam impressoras iGen3 equipadas com controladora de impressão Xerox DocuSP ou servidor de impressão Xerox FreeFlow. A expectativa é de que o produto esteja disponível na Europa e no Brasil em 2008.
-XXX-

Outras informações para a imprensa
Rafael Veras, XEROX DO BRASIL, tel.: 21-4009-1337 rafael.veras@xerox.com